Atividades do Projeto “Soldado-Cidadão” são acompanhadas no Pará e Maranhão
Belém (PA) - O Comando Militar do Norte (CMN) recebeu no período de 11 a 14 de setembro, a Visita de Acompanhamento e Orientação (VAO) do coordenador nacional do Projeto “Soldado Cidadão”, Cel Tarso. O objetivo foi verificar o andamento das atividades do Programa, executado em São Luís, no Maranhão, e em Belém, no Pará.
A agenda incluiu uma reunião com os coordenadores da guarnição de Belém, na qual foi fomentado o estímulo à participação dos soldados nos cursos de capacitação.
Na ocasião, o coordenador do Projeto “Soldado Cidadão” no CMN, Cel Gibson, apresentou um panorama das atividades desenvolvidas na capital paraense. Atualmente, nove cursos estão em andamento, entre eles, os de Formação de Condutores, Padeiro e Confeiteiro. Cerca de 170 soldados participam das capacitações, que duram em torno de dois meses.
“O objetivo é capacitar os militares para que eles tenham uma formação, para quando saírem do quartel tenham oportunidade de emprego. Eles saem tanto com o curso quanto com a experiência, pois aplicam os conhecimentos no quartel. É um curso que dá oportunidade ao soldado. Tem a experiência e a empregabilidade e estimula até mesmo ser empreendedor”, afirmou o Cel Gibson.
Em Belém, a Visita de Acompanhamento também contemplou a ida às sedes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do O 8º Batalhão de Manutenção de Selva (8º B Mnt Sl), onde são realizadas as atividades.
O Projeto “Soldado Cidadão” visa capacitar jovens incorporados às fileiras do Exército Brasileiro, além de proporcionar qualificação social e profissional, que complemente a formação cívico-cidadã e facilite o ingresso no mercado de trabalho.
Redes Sociais