Parceria com academia visa criação de linhas de pesquisa voltadas ao desenvolvimento regional
São Luís (MA) - O Comando Militar do Norte (CMN), por meio da Assessoria de Relações Institucionais no Maranhão, participou na última quarta-feira (13), de uma reunião com o Delegado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) no estado, o promotor de justiça e professor universitário, Paulo Roberto Ramos.
No encontro, discutiu-se a importância em estabelecer linhas de pesquisa direcionadas à Segurança e Defesa na Amazônia Oriental, tomando por referência as vocações estratégicas do CMN e as próprias do estado.
A região enfrenta desafios peculiares, como a preservação da biodiversidade, bem como a natural projeção para o litoral, um dos mais relevantes do país e com as características das mais adequadas para exploração portuária no mundo.
Durante a reunião, discutiu-se a criação de uma linha de pesquisa no mestrado de Direito Constitucional, cujo coordenador é o Professor Paulo Ramos, que contemple os grandes temas de Defesa de interesse do país. E, também, o início do planejamento para a realização do primeiro Seminário de Estudos Estratégicos e Defesa do Maranhão, a se realizar no primeiro semestre do ano que vem.
A atividade reforçou a iniciativa do Comando Militar do Norte em buscar a máxima integração com a sociedade, a academia e as instituições dedicadas ao desenvolvimento de soluções para os grandes desafios de desenvolvimento do Brasil, e em particular, das complexas questões que envolvem a Amazônia.
Redes Sociais