Desfile Cívico-Militar celebra 7 de Setembro junto à população, em Belém
Belém (PA) - O Desfile Cívico-Militar realizado neste 7 de Setembro, na avenida Presidente Vargas, em Belém, marcou as celebrações pelos 201 anos da Independência do Brasil, na capital paraense.
Realizado pelo Governo do Pará, em parceria com o Exército Brasileiro, o evento fortaleceu o espírito de união e democracia. O governador do estado, Helder Barbalho, destacou que a parceira com as Forças Armadas é fundamental para a defesa das riquezas da Amazônia. “É absolutamente estratégica a parceira das Forças Armadas, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), e do Sistema Estadual de Segurança Pública para que possamos combater ilegalidades ambientais e fortalecer a presença e estratégias de monitoramento para a redução do desmatamento e dos crimes ambientais no nosso estado”, afirmou.
O 7 de Setembro celebra a Independência do Brasil, um marco na história do país, como explicou o Comandante Militar do Norte, Gen Ex Guilherme. “A Independência é a data mais mais importante para uma Nação e para nós não é diferente. O nosso 7 de Setembro teve participação massiva da nossa sociedade, uma integração com a sociedade e colégios. Uma festa digna da nossa independência”, afirmou.
O desfile teve início por volta das 9h30, mas desde antes desse horário o público compareceu para prestigiar o evento. Foi o caso da dona de casa Helena Sousa, avó da pequena Zoe, de cinco anos. Juntas, elas foram assistir ao desfile da tia, que integrou o grupamento de Bombeiro Civil. “É muito emocionante. Para mim representa um amor à pátria e todo o respeito. Trouxe minha neta porque minha filha está desfilando e viemos por ela. Espero que os pais incentivem os filhos. Dei apoio à milha filha e hoje trouxe minha neta, e mais tarde pode ser ela”, afirmou esperançosa.
Vestida com as cores verde e amarelo, Maria Alves levou a filha Maria Eduarda, 10, para ver os militares e as viaturas de perto. “Quero passar à minha filha o que é o desfile, essa emoção toda. É uma lembrança dos meus pais que me traziam em respeito à data e hoje eu a trago para criar essa memória afetiva, como eu tenho, além de ensinar o que é o nosso Brasil e ter orgulho das nossas Forças Armadas”.
Representando o Exército Brasileiro, o Comando Militar do Norte (CMN) desfilou com um efetivo de 1.156 militares e, ainda, 510 alunos do Colégio Militar de Belém (CMBel). O público conferiu também viaturas do Exército, entre elas, caminhões, motos, obuseiros e viatura blindada Guarani.
Redes Sociais