Exposição de viaturas marca a abertura da Semana da Pátria em Macapá
Macapá (AP) – Uma exposição de viaturas marcou o início da Semana da Pátria, sábado (2), na Fortaleza de São José de Macapá. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do espírito cívico e difundir a imagem do Exército Brasileiro e das Forças Auxiliares para a população da capital amapaense, o evento foi uma prévia do que será apresentado no Desfile cívico do dia 7 de setembro.
A exposição, uma realização da 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf S), em parceria com a Secretária de Estado da Cultura, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá, contou com dezesseis viaturas, das quais destacam-se o sistema de lançadores múltiplos de foguetes, ASTROS (Sistema de Foguetes de Artilharia para Saturação de Área) e a autoescada mecânica de última geração do Corpo de Bombeiros Militar, que tem 55 metros de alcance, além de viaturas especializadas das forças policiais do Estado do Amapá. A banda de música, composta por integrantes do Exército e Polícia Militar, encerrou as atividades tocando músicas populares ao público presente.
Para o Maj Celso Montenegro, oficial de operações da 22ª Bda Inf Sl, o evento demonstra a forte integração entre as Forças. “Essa exposição é importante para mostrar a população amapaense a integração entre o Exército Brasileiro e as Forças de Segurança do Estado. Aqui estamos apresentando um pouco do que será demonstrado no Desfile de 7 de setembro”.
Astros
O Astros II (Artillery SaTuration ROcket System), um sistema de lançadores múltiplos de foguetes fabricado pela empresa brasileira AVIBRÁS. É capaz de lançar munições de diferentes calibres a distâncias entre 9 e 300 km, bastando trocar os casulos de onde se disparam os foguetes. É empregado para abater alvos de grande importância, além de alvos estratégicos. Pode ser empregado em defesa de solo, bem como na defesa do litoral, particularmente em operações contra desembarque anfíbio. O Sistemas pertence ao 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (6⁰ GMF) e estão no Amapá, para a 2ª Fase da Experimentação Doutrinária da “Força Terrestre na Defesa do Litoral”, com foco na Defesa da Foz do Amazonas, que acontecerá no município de Calçoene-AP, no corrente mês.
Redes Sociais