Operação Munduruku reforça prontidão e operacionalidade da tropa
Marabá (PA) – O 52º Batalhão de Infantaria de Selva realizou a Operação Munduruku V, exercício de adestramento nível Força Tarefa valor unidade, com a participação do Estado Maior da FT 52° BIS e de integrantes da Companhia de Comando e Apoio, 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva, de um pelotão do 23° Esquadrão de Cavalaria de Selva, um pelotão da 6° Companhia de Engenharia de Combate de Selva e de frações do 23° Batalhão Logístico de Selva e da 23° Companhia de Comunicações de Selva, tropas que participarão do Exercício CORE (Combined Operation and Rotation Exercise) junto com o Exército dos Estados Unidos da América (EUA).
Durante o exercício, foram realizadas operações táticas com infiltrações através da selva, Operações ribeirinhas, ataque e defesa de ponto forte e operações contra forças irregulares. O exercício teve por objetivo aprimorar a capacidade de resposta das tropas empregadas no ambiente amazônico, reforçando o permanente estado de prontidão.
A CORE 23 é resultado de um programa de cooperação assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios combinados bilaterais anuais até o ano de 2028. Por meio dessas atividades, as tropas dos dois países compartilham experiências e trocam conhecimentos sobre doutrina e técnicas, táticas e procedimentos de defesa, a fim de aumentar a interoperabilidade entre essas Forças Armadas.
Redes Sociais