Em preparação para a CORE 23, militares do CMN participam de exercício nos Estados Unidos
Kentucky (EUA) - Militares do Comando Militar do Norte (CMN), que irão conduzir a Operação CORE 23 no Brasil, participam no período de 7 a 11 de agosto, do Exercício Lethal Eagle (Home Station Training 2nd/101st Airborne Division). A atividade, em solo americano, é considerada o último exercício de preparação do Estado-Maior, do Batalhão e da Companhia de Fuzileiros do Exército dos Estados Unidos da América (EUA) antes da realização do exercício bilateral, marcado para os próximos meses de outubro e novembro.
As atividades ocorrem no Fort Campbell, base militar no estado de Kentucky, nos EUA. Como parte de mais uma etapa de preparação para a CORE 23, ao longo da semana, os militares brasileiros tiveram a oportunidade de verificar a preparação da Charlie Company do 1st Battalion/26th Infantry Regiment, unidade do Exército americano.
Além disso, também conheceram a Air Assault School, o Centro de Formação e Preparo das Tropas Aeromóveis do Exército Americano. A instituição é responsável por capacitar as tropas americanas a operarem com helicópteros nos ambientes de missões convencionais, como as realizadas no deserto, e as não-convencionais, a exemplo do ambiente de selva.
Compuseram a comitiva de militares brasileiros, o Comandante do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS) e Comandante da Força Tarefa CORE 23, Cel Alexandre; TC Paiva, do Centro de Coordenação de Operações (CCOp) do CMN; TC Alex, do Comando de Operações Terrestres (COTER); Maj Régua, do Estado-Maior do 52º BIS e Maj Yamashita do Estado-Maior da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl).
A Operação CORE 23 vai reunir militares do Exército Brasileiro e do Exército dos EUA para um adestramento combinado na Amazônia Oriental, entre os dias 29 de outubro e 20 de novembro. As tropas dos dois países irão compartilhar experiências e trocar conhecimentos sobre doutrina e técnicas, táticas e procedimentos de defesa, visando manter os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos.
Redes Sociais