Comitiva de alunos da ECEME realiza viagem de estudos estratégicos na Amazônia Oriental
Belém (PA) – Uma comitiva de oficiais cursando o 2° ano da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), chegou à capital paraense com o intuito de realizar estudos estratégicos sobre o Comando Militar do Norte (CMN), incluindo a área de atuação, Amazônia Oriental.
A atividade teve início nesta segunda-feira (14), quando os militares conheceram o prédio histórico do CMN, e visitaram o espaço cultural com um acervo que conta a historia da presença militar na região Amazônica. Também puderam apreciar o Monumento 'Pracinhas da Amazônia', em homenagem aos integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutaram na II Guerra Mundial.
General Guilherme, Comandante Militar do Norte, deu boas vindas à comitiva e abriu a programação do Painel Militar com a palestra "A proteção e defesa da Amazônia Oriental". Em seguida, os Comandantes do 4º Distrito Naval, vice-Almirante Capistrano, e do I Comando Aéreo de Belém (I COMAR), Major-Brigadeiro Nogueira, também ministraram palestras. Durante as apresentações, foram abordados os aspectos militares e geopolíticos das áreas, exemplificando sobre o emprego das estratégias da dissuasão e da presença, em prol da defesa e da preservação das fronteiras da Amazônia Oriental.
A viagem de estudos estratégicos dos alunos da ECEME ao CMN tem por finalidade analisar a aplicação do poder nacional na região norte do Brasil, permitindo a formação de um panorama dos estados dentro das expressões política, econômica, militar, científico-tecnológica e psicossocial.
Redes Sociais