Formatura fortalece laços de camaradagem que unem veteranos e militares da ativa
Belém (PA) – Uma sexta-feira cheia de nostalgia diante de várias histórias de caserna contadas pelos veteranos do Comando Militar do Norte. O encontro foi no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), em Belém, para celebrar o dia 18 de Julho, data que homenageia todos que um dia já vestiram o uniforme verde-oliva: o Dia do Veterano.
O 1º Sargento Hilton Durans está com 88 anos e chegou no quartel com muitas histórias para relembrar. Ele serviu no 26º Batalhão de Caçadores (26° BC), que atualmente é o 2º BIS. “Eu tava com saudade deste momento de encontro. Uma ocasião importante para encontrar amigos e recontar nossas histórias de infantaria”, disse.
O Comandante Militar do Norte, General Guilherme, presidiu a formatura em homenagem aos veteranos. A tropa, em forma no Pátio do 2º BIS, reverenciou o 1º Tenente José Santana Baltazar, ex-combatente integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que fez questão de participar deste momento. No último dia 26 de julho, o veterano completou 99 anos de vida.
Coesos e sentindo a vibração do soldado da Amazônia, cerca de 100 veteranos entraram em forma e desfilaram no pátio do quartel. Em seguida, assistiram o desfile das tropas das Organizações Militares da guarnição de Belém.
O evento contribuiu com o estreitamento dos laços de camaradagem que unem veteranos e os militares da ativa. Uma saudade presente na memória de cada veterano. “Esta é uma justa homenagem àqueles que entregaram um legado que hoje nós temos. Foram vocês que construíram todo esse patrimônio que o Exército Brasileiro tem. Um patrimônio de legalidade, de amor à Pátria, uma dedicação diuturna. É um prazer prestar continência para esses heróis que sempre estarão na nossa memória”, destacou o comandante.
Redes Sociais