Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comando Militar do Norte celebra dez anos de atuação na Amazônia Oriental
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comando Militar do Norte celebra dez anos de atuação na Amazônia Oriental

  • Publicado: Quarta, 12 Julho 2023 12:37
  • Última Atualização: Quarta, 12 Julho 2023 12:46

Belém (PA) - Os dez anos do Comando Militar do Norte (CMN) foram celebrados nesta terça-feira (11), durante uma formatura realizada no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), em Belém. O evento reuniu antigos comandantes do CMN, autoridades civis e militares para celebrar uma década de atuação do Exército na Amazônia Oriental.

O Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que cumpre agenda oficial na capital paraense, presidiu a solenidade. Ele constatou a vibração, a coesão e o espírito de corpo da tropa.
“Esse Comando tem um alto grau de importância estratégica da área. Temos uma parte do agro, parte da nossa floresta que está na expectativa das nossas ações. Então é uma honra presidir uma cerimônia como essa, em uma das áreas mais importantes para o Exército Brasileiro, para a defesa da Pátria, para a conservação do meio ambiente e para operações e missões nesta área da Amazônia Oriental", afirmou o Gen Ex Tomás.

Durante a formatura, os vencedores do “Desafio do Comando Militar do Norte” receberam os troféus. A competição entre militares do Pará e Amapá integrou a programação especial de aniversário e testou os conhecimentos relacionados à sobrevivência na selva.

Os vencedores do 1º Concurso de Redação do CMN também foram premiados. Entre eles, a aluna do Colégio Tenente Rego Barros, Mel Scofano, que conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Médio.“Foi um tema diferente do que estou acostumada a escrever. Fui na internet pesquisar, coletei dados. Mas acho que o diferencial foi usar citações referentes à Oração (do Guerreiro de Selva) e a Canção do CMN”, disse a estudante que pretende fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Medicina.

Com sede em Belém, o CMN foi criado para multiplicar as ações do Exército Brasileiro na Amazônia Oriental. A área de atuação integra os Estados do Amapá, do Pará, do Maranhão e o norte do Tocantins, o que corresponde a 20% do território nacional. Ao todo, o CMN é composto por 40 unidades, entre Organizações Militares e Tiros de Guerra, totalizando um efetivo de 8.795 militares.

Durante a cerimônia, o Comandante Militar do Norte, Gen Guilherme, destacou o desenvolvimento do Comando durante esses 10 anos de história.

"Após a fase orientada pelo projeto de implantação, seguiu- se com o projeto CMN Amplo, um portfólio com sub-projetos que pretende dar continuidade e sustentabilidade às ações que irão dotar o Comando com novas capacidades próprias e compatíveis com os avanços das tecnologias do combate moderno", finalizou.

Formatura10anos_9.jpgFormatura10anos_2.jpgFormatura10anos_3.jpgFormatura10anos_7.jpgFormatura10anos_4.jpgFormatura10anos_5.jpgFormatura10anos.jpgFormatura10anos_6.jpgFormatura10anos_8.jpg

registrado em:
Fim do conteúdo da página