Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Militares do Exército apoiam Projeto Jornada Cidadã do TRT8 no Oiapoque
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Militares do Exército apoiam Projeto Jornada Cidadã do TRT8 no Oiapoque

  • Publicado: Sexta, 07 Julho 2023 16:06
  • Última Atualização: Sexta, 07 Julho 2023 16:26

Oiapoque (AP) - O Exército Brasileiro, por meio do Comando de Fronteira Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva, participou do projeto Jornada Cidadã, do Tribunal de Justiça do Trabalho (TRT8), em parceria com diversos órgãos públicos, em aldeias indígenas em área de fronteira entre Brasil e Guiana Francesa, na região do Oiapoque. A atividade contou com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Corrêa.

As aldeias Kuahi e Kumarumã receberam, nos dias 1º e 5 de julho, respectivamente, serviços relacionados a direitos trabalhistas, atendimentos médicos, odontológicos, demandas cíveis, emissão de documentos como certidão de nascimento, RG, título de eleitor e Registro Administrativo de Certidão Indígena (RANI), e ainda vacinação.

Militares da área de saúde realizaram assistência à saúde entre os dias 1 e 6 de julho. No total, 65 atendimentos médicos e 37 odontológicos, além de distribuição de 68 kits de higiene bucal   e alguns medicamentos.

“Ações dessa natureza solidificam os laços de cooperação entre o Exército e os órgãos do Poder Judiciário. Além disso, esse tipo de parceria traz benefícios efetivos à população indígena, por meio de atendimentos médicos e odontológicos, além de serviços de cidadania. Enfim, é gratificante ver, no rosto de cada indígena, o sentimento de gratidão pelo trabalho realizado pelo TRT, pelo Exército e por todos os demais órgãos envolvidos”, destacou o Comandante do 34º BIS, Coronel George Alberto.

"Essa é a primeira vez que a gente recebe uma grande ação para retirar todos os documentos dos povos indígenas, dos adultos, das crianças. Isso vai ficar na história e eu estou muito feliz", disse a a cacica Elza Figueiredo.

A coordenadora da ação itinerante no Amapá, juíza do trabalho Núbia Guedes, destacou a importância da parceria com o Exército Brasileiro para alcançar o sucesso da Jornada Cidadã nas áreas mais longínquas na região Amazônica.

"Contamos com o Exército aqui no atendimento médico e odontológico e é um parceiro importante que transportou equipamentos e pessoas. Então eu tenho certeza que sem esta instituição não teríamos o apoio necessário. Eu agradeço em nome do Tribunal e tenho certeza que a gente vai realizar muitas outras ações  de cidadania e atendimento para as comunidades do Oiapoque".

Aciso_na_aldeias_indígenas_do_Oiapoque.6.jpegAciso_na_aldeias_indígenas_do_Oiapoque.5.jpegAciso_na_aldeias_indígenas_do_Oiapoque.7.jpegAciso_na_aldeias_indígenas_do_Oiapoque.4.jpegAciso_na_aldeias_indígenas_do_Oiapoque.9.jpegAciso_na_aldeias_indígenas_do_Oiapoque.3.jpegAciso_na_aldeias_indígenas_do_Oiapoque.8.jpegAciso_na_aldeias_indígenas_do_Oiapoque.jpegAciso_na_aldeias_indígenas_do_Oiapoque.2.jpegAciso_na_aldeias_indígenas_do_Oiapoque.1.jpeg

registrado em:
Fim do conteúdo da página