Militares contribuem com o estoque de sangue do Hemopa em julho
Belém (PA) - Militares do Parque Regional de Manutenção da 8ª Região Militar (Pq R Mnt/8) estiveram empenhados em uma missão diferente na manhã desta segunda-feira (3): a doação de sangue. A ação integra a campanha "Doar está no nosso sangue", fruto da parceria entre a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e o Comando Militar do Norte (CMN), por ocasião dos dez anos de criação, celebrados em 2023.
A cada mês uma Organização Militar mobiliza o efetivo para não apenas fazer a doação, mas contribuir com o compromisso da Força Terrestre com a sociedade paraense. Em julho, mês considerado baixo para a captação de doadores, a missão foi realizada com sucesso pelos militares do Parque. “O objetivo foi contribuir com a manutenção dos estoques da Fundação Hemopa. A campanha faz parte de uma parceria estabelecida no ano de 2022 quando foi determinado um calendário anual de doações de sangue e, além disso, está inserida no contexto das comemorações dos dez anos do Comando Militar do Norte”, explicou o comandante do Pq R Mnt/8, Coronel Lopes Rodrigues.
Cerca de 100 militares foram candidatos à doação. Um deles, o aluno do Curso de Formação de Cabos (CFC), José Maicon Tony Costa dos Santos. “Doar sangue é mais do que um ato de amor. Trata-se de solidariedade e civismo,coisas que se encontram no sangue do doador”, declarou. Já para o companheiro de Curso, o aluno Maurício Franklin Lima Malheiros, a ação representa um ato que salva vidas. “Uma única doação pode ajudar salvar até quatro vidas. Esse é um gesto de amor, que pode gerar muitos sorrisos”, afirmou.
A doação na manhã de hoje alcançou a marca de 90 bolsas de sangue, um resultado expressivo como afirma a assistente social do Hemopa, Vanessa Pimentel. “As Forças Armadas são grandes parceiros do Hemopa. A gente costuma fazer campanhas de coleta de sangue e sempre o resultado é muito positivo para manutenção do estoque. Esse ano nós tivemos uma parceria diferenciada com Exército, que fez um calendário de campanhas em comemoração aos dez anos do Comando Militar do Norte”.
Wanessa destacou ainda que a Organização Militar escolhida é uma parceria de longa data, o que fomenta ainda mais o compromisso e a integração do Exército com a sociedade. “Hoje nós fizemos a campanha no Parque de Manutenção, que já é uma parceria antiga. Eles são sempre muito colaborativos e esse tipo de parceria só demonstra o compromisso da instituição. Os militares têm um compromisso que coaduna com o do Hemopa que é a defesa e preservação da vida. Então é extremamente gratificante saber que o Exército abre as portas para nos receber, sensibiliza o seu efetivo e fomenta a importância da doação de sangue”, finalizou.
Redes Sociais