Apronto Operacional marca início da simulação viva em Marabá
Marabá (PA) – No dia 23 de junho, a Força de Prontidão (FORPRON) da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, realizou seu Apronto Operacional, marcando o início da última etapa de sua Certificação. A atividade foi realizada nas dependências do 52º Batalhão de Infantaria de Selva e foi inspecionada pelo General de Brigada Eduardo Da Veiga Cabral, Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva. A Força Tarefa mobilizou cerca de 1200 militares, além de 3 aeronaves, blindados e embarcações. A atividade tem por objetivo verificar o material de emprego militar e os suprimentos da Força Tarefa 52° BIS.
Esta etapa da certificação insere-se em um quadro de Defesa Externa. Durante o exercício, a FORPRON será submetida a problemas militares simulados, de modo a verificar os conhecimentos adquiridos durante as etapas anteriores da Certificação. Esta preparação também está inserida no contexto do Exercício CORE (Combined Operation and Rotation Exercise), em coordenação com o Exército dos Estados Unidos da América (EUA), que ocorre em novembro deste ano.
Participou do Apronto Operacional a Força Tarefa Santos Dumont, formada por uma Subunidade do 26° BIPqdt e por outras OM da Brigada de Infantaria Paraquedista. O Gen Bda Adriano Fructoso da Costa, Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, presidiu a cerimônia e inspecionou a tropa aeroterrestre.
A FT 52º BIS, atuando como Força de Prontidão, está apto e pronto para atuar no cumprimento das missões constitucionais atribuídas ao Exército Brasileiro em qualquer região do território Nacional.
Redes Sociais