Profissionais e estudantes de comunicação participaram do Programa Conheça O Seu Exército em Belém
Belém (PA) - "A gente sempre passa pelos quartéis, mas não tem ideia do que acontece aqui dentro". Assim resumiu Matheus Viggo, influenciador digital, durante uma fala de agradecimento por integrar o Programa "Conheça O Seu Exército", realizado entre os dias 15 e 19 de maio, em Belém.
O Comando Militar do Norte (CMN) convidou 35 pessoas entre profissionais e estudantes de comunicação para conhecer a rotina das Organizações Militares da guarnição de Belém. No 8º Depósito de Suprimento (8º D Sup) foi apresentado a complexidade da logística para a distribuição de suprimentos de diversas ordens para os estados do Pará, Amapá e Maranhão. Os participantes também puderam entrar em uma das câmaras frigoríficas e constatar o nível de qualidade quanto o acondicionamento de alimentos perecíveis. Em seguida, foram levados até a beira do Rio Guamá, aonde fica atracado o empurrador Pery, usado para conduzir balsas carregadas com suprimentos para abastecer as Organizações Militares, pelos rios da Amazônia.
No Parque Regional de Manutenção (Pq R Mnt/8), os participantes observaram como são feitas as recuperações de equipamentos e armamento militares, assim como a confecção de acessórios, marcenaria, entre outras necessidades dos quartéis. Em seguida, a 15ª Companhia de Polícia do Exército (15ª PE), realizou demonstrações de atividades de segurança à serviço da sociedade: ação com cães de guerra, escolta de autoridades e controle de distúrbios com a tropa de choque.
A estrutura do Colégio Militar de Belém impressionou os comunicólogos, com laboratórios equipados e diversos programas internos que estimulam a criatividade e a busca pelo profissionalismo por parte dos alunos. Um exemplo é o caso do Clube de Mídias, que atualmente reúne 36 crianças de todas as idades para produzir conteúdos audiovisuais sobre o CMBel e publicar nas redes sociais. “A gente faz vários tipos de coberturas aqui no Colégio: eventos, palestras, gincanas. Eu adoro fazer parte do clube”, destacou a aluna H.Pontes, do sexto ano do ensino fundamental.
A comitiva chegou no 2º Batalhão de Infantaria de Selva cheia de expectativa e foi correspondida. A oficina de práticas de sobrevivência na selva aconteceu em meio a um ambiente amazônico, com a presença da chuva para deixar o clima ainda mais realista. Os participantes receberam instruções sobre obtenção de alimentos de origem animal e vegetal, técnicas de captura de cobra e como fazer fogo com recursos naturais. Também conheceram o búfalo, Pelé, e a onça, Curé. Para o estudante de publicidade, Tomaz Cortez, esta foi uma oportunidade ímpar. “Eu não tinha ideia do que os militares do Exército faziam e fiquei muito impressionado com a organização e como eles se preparam para atuar numa guerra se necessário”.
Já para a jornalista Bianca Souza, o ponto alto de uma semana intensa de atividades, foi a visita ao Destacamento de Aviação, quando ela pode chegar mais próximo de uma aeronave HM4-Jaguar. “Meu sonho é fazer um sobrevoo. Apesar de não termos voado, só de entrar na cabine e conhecer a capacidade tecnológica da aeronave já valeu demais a experiência”.
O Programa Conheça O Seu Exército tem como objetivo apresentar os desafios do cotidiano vivido pelos militares e estreitar as relações da Força com a sociedade. Esta foi a segunda vez que o CMN desenvolveu esta atividade em Belém. O Chefe de Relações Públicas do Centro de Comunicação Social do Exército (CComSEx), Cel Murilo, acompanhou e ficou satisfeito com as atividades do Programa realizado em Belém, este que é desenvolvido em todos os Comandos de área do Brasil. "Fica um sentimento de dever cumprido. A gente entende que o Exército é uma das instituições mais representativas do povo, pois temos militares presentes em todas as regiões do país. Nada mais justo do que abrir as portas para que a sociedade conheça o seu Exército. Isso é motivo de muita alegria e orgulho”, concluiu.
Redes Sociais