Brigada Foz do Amazonas celebra o Dia do Exército Brasileiro e o Dia dos Povos Indígenas
Macapá (AP) - A Guarnição de Macapá celebrou o Dia do Exército Brasileiro e o Dia dos Povos Indígenas, em 19 de abril, no Quartel-General da 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl), “Brigada Foz do Amazonas”. O evento teve o objetivo de cultuar os valores e as tradições do Exército Brasileiro e enaltecer a cultura cívico-patriótica do país.
A formatura alusiva aos 375 anos da épica Batalha dos Guararapes, berço histórico do Exército Brasileiro, foi presidida pelo Comandante da 22ª Bda Inf Sl, General Vinícius.
Os antigos guerreiros indígenas da Amazônia, no intuito de motivar seus homens e dissuadir seus inimigos por ocasião da preparação para as batalhas, bradavam um vibrante canto de guerra. Essa canção continua sendo entoada por diversas organizações militares como manifestação da legítima cultura. Assim, em homenagem ao Dia Dos Povos Indígenas, a tropa, coesa e disciplinada, avançou no Pátio dos Pioneiros, cantando a canção Êna Xena, após o brado de “Selva!”.
A cerimônia teve a participação de dezenas de representações dos povos indígenas, que na ocasião, realizaram uma apresentação cultural. O General Vinicius destacou a importância da presença dos indígenas. “Nós temos em nossas fileiras, mais de 30 militares indígenas. Então, juntar o dia do Exército e o Dia dos Povos indígenas em uma cerimônia como essa, é uma grande oportunidade e alegria”, ressaltou.
O evento contou, ainda, com a presença de autoridades locais, e a solenidade de condecoração de militares, personalidades, autoridades e civis.
Os veteranos e os representantes dos povos indígenas formaram o grupamento para o desfile junto com a tropa. Uma noite marcada pela integração que vem de uma longa e sólida trajetória do Exército no dia a dia da sociedade brasileira.
Redes Sociais