6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva se destaca pelo elevado nível de operacionalidade no Comando Militar do Norte
Marabá (PA) - “Pontoneiros da Transamazônica”. Este é o lema da 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva (6ª Cia E Cmb Sl), localizada no município de Marabá, no sudeste paraense. Vinculada à 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), a Companhia é a única na Amazônia a prestar apoio ao combate de Engenharia.
Atendendo à demanda do planejamento estratégico da Força Terrestre, a 6ª Cia foi ativada em 1º de janeiro de 2020, com a missão de fornecer à 23ª Bda Inf Sl o suporte à mobilidade, a contra-mobilidade e a proteção, caracterizando-se como um fator multiplicador do poder de combate.
Com três anos de atuação, a Companhia conta um efetivo de 165 militares, que desenvolvem, entre outras atividades, a reconstrução de pontes, desobstrução de vias, apoio à população civil na enchente, apoio de mergulhadores na busca de materiais, apoio nas diversas missões da Brigada e estágio de explosivos.
Apesar do pouco tempo de criação, a Companhia vem se destacando constantemente por apresentar elevado nível de operacionalidade. A expertise é resultado de treinamentos e adestramentos frequentes no dia a dia dos combatentes. Como forma de valorizar o capital humano, ainda em 2020, ano de fundação da 6ª Cia E Cmb Sl, foi formado o primeiro pelotão de soldados recrutas de engenharia. De lá para cá, militares oriundos de outras Organizações Militares receberam capacitações que os requalificaram para atuar na área específica de Engenharia.
Além de sua missão precípua, a 6ª Cia E Cmb Sl tem a incumbência de prestar o apoio de Engenharia a todo o Comando Militar do Norte, colaborando para a dissuasão de ameaças aos interesses nacionais, garantindo a soberania, a integridade territorial, o patrimônio e os interesses vitais do Brasil, ampliando a capacidade do Exército Brasileiro na região Amazônica, particularmente na Amazônia Oriental, estando em condições de atuar nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e região norte do Tocantins.
Redes Sociais