Cerca de 300 pessoas visitaram o Espaço Cultural no evento "Portões Abertos" em comemoração aos 10 anos do CMN
Belém (PA) - O Comando Militar do Norte (CMN) abriu as portas aos visitantes na manhã deste sábado (25). A iniciativa fez parte do Portões Abertos, evento que proporcionou à população conhecer as instalações do Quartel-General Integrado (QGI), por meio de uma visita guiada no Espaço Cultural e no Monumento recém-inaugurado, ‘Pracinhas da Amazônia’, uma homenagem aos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial. A Assessoria Cultural do CMN registrou cerca de 300 visitas ao longo do dia.
Silvana Silva é diretora do Centro Nacional de Integração Profissional, uma escola preparatória para a carreira militar. Ela levou um grupo de 15 alunos, entre 14 e 23 anos de idade, para o evento. “Viemos para mostrar para esses jovens como é uma carreira militar, as atividades desenvolvidas, as formas de ingresso, o que o Exército representa para o país. Tudo isso para eles é conhecimento”, ressaltou.
Do lado de fora do quartel, a exposição de artigos militares da 15ª Companhia de Polícia do Exército (15ª Cia PE), do Destacamento de Aviação do CMN (Dst AvEx/CMN) e do Núcleo do 2° Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva (Nu 2° B Com GE SI) atraiu a atenção de crianças e jovens. Foi o caso de um grupo de estudantes do Colégio Estadual Paes de Carvalho que teve a aula de Filosofia e Sociologia transferida para o evento. “Tá sendo bem legal, porque tem coisas que estamos vendo ao vivo, o que normalmente, só vemos em filmes como armamentos e equipamentos militares. A partir daqui, vamos fazer um relatório para entregar ao professor”, explicou a estudante Marye dos Santos.
Outra programação que atraiu a atenção do público, mesmo debaixo de chuva, foi a apresentação dos Cães de Guerra da 15ª Cia PE. As cadelas Elba e Elen fizeram uma demonstração de controle de distúrbios e mostraram ao público toda a operacionalidade trabalhada constantemente no quartel. O adestramento dos animais contribui para o desenvolvimento das capacidades de guarda e escolta de presos em patrulhamentos ostensivo, mordida sob comando, ataques, faro de narcóticos e entradas táticas dos caninos.
A população também conheceu a capacidade operacional de nove viaturas militares, em exposição na Praça Bandeira e ainda o ônibus utilizado pela tropa de choque, que esteve aberto à visitação. Os veículos são utilizados em missões de prontidão da Força Terrestre, para patrulhamento e apoio logístico.
Redes Sociais