Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 23ª Brigada de Infantaria de Selva no enfrentamento às enchentes em Marabá
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

23ª Brigada de Infantaria de Selva no enfrentamento às enchentes em Marabá

  • Publicado: Quarta, 22 Março 2023 18:45
  • Última Atualização: Quarta, 22 Março 2023 18:54

Marabá (PA) - O Comando Militar do Norte (CMN), por meio da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), deu início na última terça-feira (21) à Operação Enchente, no município de Marabá. A iniciativa do Exército Brasileiro em apoio à Defesa Civil veio logo após a Prefeitura Municipal declarar, por meio do Decreto nº 381/2023, situação de emergência no município, em virtude das áreas atingidas por enchentes.

Seguindo o parecer técnico da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compedec) de Marabá, o nível do Rio Tocantins ficou em 10,94 metros e o Rio Itacaiúnas em 13, 26 metros, acima dos níveis considerados normais. Com isso, 384 famílias foram atingidas pela enchente nos diversos núcleos da cidade, de acordo com a Prefeitura de Marabá.

As ações de auxílio aos atingidos pelas cheias estão sendo desenvolvidas por militares do 1° Grupamento de Artilharia de Campanha de Selva (1º GAC Sl) e da Companhia de Comando da 23ª Brigada (Cia C/23ª Bda Inf Sl). Os trabalhos auxiliam, principalmente, na remoção de desabrigados e desalojados pela enchente, além da retirada de móveis, entre outros bens, dos locais com situação crítica.

Até o momento, foram realizadas 15 remoções de famílias atingidas pelas cheias, sendo empregados 22 militares, três viaturas com capacidade para carga útil de cinco toneladas (5 Ton), e uma Embarcação Patrulha de Grupo (EPG).

A 23ª Bda Inf Sl prossegue em prontidão com o Braço Forte em condições de defender a Pátria, no entanto, a iniciativa demonstra, mais uma vez, a Mão Amiga do Exército Brasileiro no apoio à população em situações de emergência e calamidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página