23ª Brigada de Infantaria de Selva no enfrentamento às enchentes em Marabá
Marabá (PA) - O Comando Militar do Norte (CMN), por meio da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), deu início na última terça-feira (21) à Operação Enchente, no município de Marabá. A iniciativa do Exército Brasileiro em apoio à Defesa Civil veio logo após a Prefeitura Municipal declarar, por meio do Decreto nº 381/2023, situação de emergência no município, em virtude das áreas atingidas por enchentes.
Seguindo o parecer técnico da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compedec) de Marabá, o nível do Rio Tocantins ficou em 10,94 metros e o Rio Itacaiúnas em 13, 26 metros, acima dos níveis considerados normais. Com isso, 384 famílias foram atingidas pela enchente nos diversos núcleos da cidade, de acordo com a Prefeitura de Marabá.
As ações de auxílio aos atingidos pelas cheias estão sendo desenvolvidas por militares do 1° Grupamento de Artilharia de Campanha de Selva (1º GAC Sl) e da Companhia de Comando da 23ª Brigada (Cia C/23ª Bda Inf Sl). Os trabalhos auxiliam, principalmente, na remoção de desabrigados e desalojados pela enchente, além da retirada de móveis, entre outros bens, dos locais com situação crítica.
Até o momento, foram realizadas 15 remoções de famílias atingidas pelas cheias, sendo empregados 22 militares, três viaturas com capacidade para carga útil de cinco toneladas (5 Ton), e uma Embarcação Patrulha de Grupo (EPG).
A 23ª Bda Inf Sl prossegue em prontidão com o Braço Forte em condições de defender a Pátria, no entanto, a iniciativa demonstra, mais uma vez, a Mão Amiga do Exército Brasileiro no apoio à população em situações de emergência e calamidade.
Redes Sociais