136 novos alunos do Colégio Militar de Belém recebem a Boina Garança
Belém (PA) – Na manhã do dia 13 de março, o Colégio Militar de Belém (CMBel), Colégio Hilário Maximiano Antunes Gurjão, realizou a Formatura de Entrega da Boina Garança aos seus 136 novos alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, simbolizando a integração completa desses estudantes ao Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), após o período de adaptação.
Na ocasião, estiveram presentes o Comandante Militar do Norte, Gen Ex Costa Neves, o Comandante da 8ª Região Militar, Gen Div Alcio Costa, além de uma maciça presença de familiares e convidados dos alunos, que abrilhantaram a cerimônia com muita emoção e alegria.
Os novos integrantes da Família Garança receberam a boina de seus padrinhos e madrinhas, marcando esse momento especial de incorporação ao SCMB, que é o grande apoio à Família Militar ao garantir suporte à formação cívica e educacional aos alunos.
Histórico da Boina Garança
A Boina Garança, símbolo de união, de amizade, de respeito, de camaradagem e de civismo funde a formação do jovem de hoje, idealista, esperançoso e confiante às tradições de honra e de patriotismo dos Colégios Militares, além de traduzir a segurança propiciada pela centenária, tradicional e conceituada organização de ensino do Exército, que ora acolhe os novos alunos.
Instituída por Portaria Ministerial, em 21 de janeiro de 1971, a “boina garança”, na força de uma das cores heráldicas do Exército, significa a incorporação do novo aluno às fileiras do SCMB. Além disso, a boina destaca uma relação de compromisso entre aluno e Colégio, pautada na hierarquia e na disciplina, calcada em valores cívicos e de sadia convivência de inspiração militar, o que diferencia esse aluno entre alunos de outras escolas.
É na boina garança que os dedos perfilados do jovem tocam para, na continência orgulhosa, saudar os Chefes, os Professores, os amigos e, na manifestação mais pura de nacionalismo, homenagear os símbolos da Pátria.
Redes Sociais