Janeiro Branco: conhecer para prevenir
Belém (PA) - Nesta terça-feira, dia 24 de janeiro, a Seção de Serviço de Assistência Social (SSAS) da 8ª Região Militar, realizou uma palestra alusiva ao Janeiro Branco - de prevenção à saúde mental, no auditório do Quartel General Integrado do Comando Militar do Norte.
A atividade foi conduzida pela 2° Ten Poliana Maximino, psicóloga, e teve como foco a importância do autoconhecimento como forma de construir uma identidade e assim saber lidar melhor com as adversidades da vida. Neste sentido, foi realizada uma dinâmica com os participantes, onde cada um deveria apontar suas qualidades e seus defeitos.
"Ninguém vai ser 100% em tudo, nem vai saber lidar com todas as emoções sempre. Mas o autoconhecimento serve para construir uma identidade, educar e conscientizar", destacou Ten Poliana Maximino.
A Campanha de Janeiro Branco tem como objetivo educar e conscientizar o militar a respeito dos cuidados com a saúde mental e emocional, apresentando estratégias de enfrentamento, apoio às condições de morbidade dos transtornos mentais e os prejuízos deles decorrentes para a qualidade de vida.
A palestra apontou ainda a necessidade de manter uma qualidade de vida com equilíbrio entre os pilares mental, físico e social. E para isso é indicado a prática de atividades que desenvolvem prazer e bem estar como exercícios, uma boa alimentação, encontro com amigos e familiares.
"Temos que falar sobre a doença mental, sobre o atendimento, prevenção. Estamos aqui para convidar as pessoas a pensarem sobre sua vida, seus relacionamentos, o quanto você sabe sobre suas emoções. Quem cuida de si já está cuidando do outro", concluiu.
Redes Sociais