8ª RM: 115 anos de logística pioneira na Amazônia
Belém (PA) – Nesta quarta-feira (4), a 8ª Região Militar completa 115 anos de atividades. Esta unidade da Força Terrestre promove eficiente apoio logístico e administrativo às Organizações Militares do Comando Militar do Norte (CMN), além de contribuir para elevar o nível de operacionalidade e assegurar adequado padrão de bem-estar à família militar.
Alinhado às diretrizes do Exército Brasileiro quanto à Defesa da Pátria, o Grande Comando Logístico e Administrativo possui sede em Belém, no Pará. No entanto, suas ações repercutem em diversas localidades da Amazônia Oriental, em especial, nas áreas de fronteiras.
Em sua composição, a 8ª RM conta com a expertise de militares em diversas áreas do conhecimento, lotados nas seguintes unidades que integram a estrutura organizacional: 8º Depósito de Suprimento (8º D Sup); Parque Regional de Manutenção (Pq R Mnt/8); Comissão Regional de Obras (CRO/8); Hospital Geral de Belém (H Ge Belém) e Hospital da Guarnição de Marabá (H Gu Marabá).
Com foco nas transformações tecnológicas da área logística, a 8ª RM segue no dia a dia de suas ações, sem esquecer a história que a mantém viva. O dia 4 de janeiro de 1908 fica eternizado com o ato jurídico que criou a 2ª Região de Inspeção Permanente, atual 8ª RM. O Comando da unidade, instalado em março do ano seguinte, recebeu a denominação de Quartel General. Com abrangência no Pará e Amapá, o local funcionou, provisoriamente, no quartel do extinto 34º Batalhão de Caçadores, no bairro de Nazaré.
Redes Sociais