Prontidão na defesa e proteção da Amazônia
Belém (PA) – O Comando Militar do Norte é responsável pela proteção e defesa da Amazônia Oriental e suas áreas transfronteiriças. Uma região complexa que apresenta aspectos sociais e geográficos desafiadores. Para os militares do Exército Brasileiro a premissa é estar sempre de prontidão para atuar como Força Terrestre em defesa da Pátria.
Em retrospectiva sobre os feitos e conquistas do CMN em 2022, a Certificação de Força de Prontidão (FORPRON), realizada com tropas da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, em Marabá, pode atestar a capacidade de pronta resposta do Exército Brasileiro em território Amazônico. A atividade foi conduzida pelo Centro de Adestramento Leste (CA-Leste) e pelo Comando de Operações Terrestres (COTER).
A Operação Ágata Norte, realizada e conjunto das Forças Armadas e os órgãos de segurança, resultou na maior apreensão de minérios no Pará. cerca de 202 mil toneladas de manganês, cobre e cassiterita, no nordeste do Estado.
O CMN entrega a 1ª Companhia de Reação Rápida de Selva pronta para atuar em missões de paz da ONU. A certificação aconteceu no 51º Batalhão de Infantaria de Selva, em Altamira no Pará.
Aprimorando a operacionalidade da força terrestre foi realizada a ‘Experimentação Doutrinária em Defesa do Litoral da Foz do Amazonas’, em Belém e na 22º Brigada de Infantaria de Selva, em Macapá. Região estratégica que também realizou a Operação Grão Pará, que resultou em prejuízos de cerca de 18 milhões de reais para os ilícitos transfronteiriços. em ação conjunta entre os Exércitos brasileiro e francês, um garimpo ilegal foi destruído no Oiapoque.
Redes Sociais