Natal Solidário com integração entre militares e indígenas
Belém (PA) – O Comando de Fronteira Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva, em conjunto com a Associação de Oficiais da Reserva do Exército, realizou uma atividade diferenciada para as comunidades indígenas de Tiriós, nesta quarta-feira, dia 28 de dezembro de 2022. O Papai Noel desembarcou de uma aeronave KC-390, com muitas novidades e presentes neste Natal Solidário.
A localidade de Tiriós fica no extremo norte do Pará, na região do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque. O acesso é feito somente por meio aéreo, onde a integração com a Força Aérea Brasileira se fez essencial para a realização. A ação teve como objetivo estender a ‘Mão Amiga’ e contribuir com um Natal mais farto, com a doação de alimentos não perecíveis e roupas, bem como levar um pouco de alegria que o espírito natalino proporciona. No total foram distribuídos mais de três toneladas de donativos.
A integração do Exército Brasileiro com os indígenas da Comunidade Tiriós é consolidada pela presença do 1º Pelotão Especial de Fronteira, a única presença nacional na região. Inclusive, alguns indígenas da comunidade servem ao Exército e são essenciais nas patrulhas de proteção e defesa das fronteiras, aplicando seus conhecimentos como guias nas missões.
Redes Sociais