Eleições 2022: Segurança e apoio logístico no PA, MA, AP
Belém (PA) - Assim como no primeiro turno das Eleições 2022, os militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira estiveram nas ruas neste domingo (30). Na Operação Eleições 2022 - 2º Turno, o Comando Conjunto Norte (CCjN) atuou com 4.100 militares, distribuídos em 78 cidades do Pará, 86 do Maranhão e um município do Amapá, para a segurança do processo de votação e de apuração.
Autorizados pelo Ministério da Defesa (MD), os militares também atuaram no apoio logístico para distribuição de urnas eletrônicas e no transporte de materiais e de colaboradores da justiça eleitoral, a exemplo do deslocamento de urnas feito no último sábado (29), no trecho Imperatriz-São Luis, no Maranhão, e da chegada das urnas às aldeias indígenas Kumenê, Kumarumã, Vila Brasil e Aldeias do Manga, no município de Oiapoque, no Amapá.
Para garantir a todo cidadão o direito ao voto, foram empregados nos três estados atendidos pelo CCjN, os seguintes meios: quatro helicópteros, cinco aviões de asa fixa, nove navios, 25 embarcações, 211 viaturas militares e 258 veículos locados, utilizados no transporte das tropas. "O CCjN empregou mais de 4 mil homens e mulheres com o intuito de cumprir as orientações dos Tribunais Regionais Eleitorais. Não registramos grandes problemas e a nossa avaliação é de que tudo ocorreu como o planejado. Podemos considerar o processo eleitoral um grande sucesso para a nação brasileira", afirmou o Comandante do CCjN, General Costa Neves.
Comando Conjunto - As ações integradas das forças de segurança no 2º turno atendem à demanda do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para apoiar à nação e garantir o direito ao voto, por meio da distribuição de urnas eletrônicas e da segurança do processo de votação e apuração. Para melhor eficiência do trabalho das Forças Armadas, o Comando Conjunto Norte foi ativado pelo Ministério da Defesa desde o último dia 19 de outubro.
Prevista no Código Eleitoral, a participação das Forças Singulares por meio de ações de segurança (Garantia da Votação e Apuração - GVA) e de apoio logístico ocorre para contribuir com a normalidade do pleito eleitoral e do ambiente democrático no País. As ações, realizadas em conjunto com órgãos de segurança pública e por solicitação de autoridade eleitoral, auxiliam na manutenção da ordem nos locais onde o reforço é necessário, e em apoio a órgãos federais, estaduais e municipais.
Redes Sociais