Exército realiza treinamento com reservistas
Imperatriz (MA) – A partir da próxima segunda-feira (8), o 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS), promove a segunda fase do Exercício de Mobilização de Reservistas, denominado Operação Macaúba. Na prática, a ação consiste no treinamento de 136 militares que foram para a reserva nos últimos cinco anos.
Durante a Operação, que segue até o dia 19 de agosto, os militares da Reserva Mobilizável irão participar de treinamentos voltados à atualização do profissional, além de um Exercício no Terreno, para colocar em prática o que será ministrado durante as duas semanas de instrução.
O Exercício de Mobilização de Reservistas envolverá uma Companhia de Fuzileiros de Selva (Cia Fuz Sl), que atuará em um quadro de operações no amplo espectro, conduzido pela 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23 Bda Inf Sl). Entre as ações da Companhia, está a mobilização e desmobilização dos oficiais, sargentos, cabos e soldados necessários ao preenchimento dos cargos previstos na tropa.
Etapas
O Exercício está dividido em duas fases. A primeira delas, iniciada em 11 de julho, consistiu no preparo, planejamento das atividades, determinação das carências de efetivos, seleção e convocação.
Durante este período, necessário à inspeção de saúde e seleção, a seção mobilizadora do 50º BIS, com o apoio da 8ª Região Militar e da 23ª Brigada, mobilizou cerca de 230 reservistas, dos quais 136 foram selecionados para participarem da operação.
Já nesta segunda fase, ocorrerá a apresentação dos reservistas selecionados e aptos, a instrução, o exercício no terreno e a desmobilização.
A atividade está prevista na Lei do Serviço Militar (LSM), Lei nº 4375, e no Regulamento do Serviço Militar (Decreto nº 57654, de 20 de janeiro de 1996). O reservista que deixar de se apresentar ficará em débito com o serviço militar.
Redes Sociais