FORPRON: 23ª Brigada de Infantaria de Selva realiza a 1ª Fase do Exercício de Simulação Construtiva
Marabá (PA) – No período de 11 a 15 de julho, o Comando Militar do Norte (CMN) aplicou o Exercício de Simulação Construtiva, com a participação do Comando de Operações Terrestres (COTER) na 23ª Brigada de Infantaria Selva (23ª Bda Inf Sl), realizado no Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior (SIMACEM) do Centro de Adestramento – Leste (CA- Leste), no Rio de Janeiro (RJ), no contexto do SISPRON.
O Exercício do tipo Simulação Construtiva, também conhecido por "Jogos de Guerra”, teve por finalidade o adestramento do Estado-Maior da 23ª Bda Inf Sl e das organizações militares diretamente subordinadas, por intermédio da execução de tarefas no Simulador de Comando e Estado-Maior.
O termo “Jogos de Guerra” refere-se a um exercício tático envolvendo tropas e todo o material bélico de dotação, operando sistemas simulados, controlados por agentes reais, normalmente numa situação de comandos constituídos. A ênfase dessa modalidade é na interação entre agentes, divididos em forças oponentes que se enfrentam, reagindo a problemas militares apresentados sob o controle de uma direção de exercício. Seu emprego principal é no adestramento de comandantes e estados-maiores, no processo de tomada de decisão, e no funcionamento de postos de comando e de sistemas de comando e controle, utilizando o software do Sistema COMBATER.
COMBATER é um simulador construtivo para exercícios de simulação, desenvolvido a partir do software francês Sword, pela empresa RustCon. O COMBATER pode ser utilizado em exercícios de nível Unidade, Brigada e Divisão. Permite simular operações de combate nos diversos ambientes operacionais do território nacional, de acordo com a doutrina militar do Exército Brasileiro.
Ao término da Simulação Construtiva foi realizado uma Análise Após Ação (APA) que teve como finalidade explorar as lições apreendidas, as melhores práticas, os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. O SIMACEM colabora com a operacionalidade da Força Terrestre, empregando a simulação construtiva e auxiliando no adestramento do alto escalão por meio do cenário digital.
Fotos: ComSoc CMN
Redes Sociais