Comandante Militar do Norte acompanha a primeira fase da FORPRON em Marabá
Marabá (PA) – Nesta quarta-feira (13), o Comandante Militar do Norte, General de Exército João Chalella Júnior, chegou em Marabá para acompanhar a primeira fase da certificação Força de Prontidão (FORPRON), da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23 Bda Inf Sl).
As atividades da Fase 1, denominada Simulação Construtiva, estão acontecendo no 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52 BIS). Por meio de vídeo conferência, o General Chalella conversou com o Tenente Coronel João Bôsco Reis Cestaro, relator do Exercício, que está no Centro de Adestramento Leste (CA-Leste), localizado na Guarnição da Vila Militar, Rio de Janeiro. Lá estão as instalações do Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior (SIMACEM), onde serão inseridas informações de todas as frações sobre a movimentação dos militares no terreno, ataques, reconhecimentos, entre outras ações táticas, dentro do sistema COMBATER, o sistema que será utilizado na Fase 2, de Simulação Virtual.
“Cada ano nós fazemos um tipo de manobra e de planejamento. Isso quer dizer que quando a gente está pronto para ser empregado em manobras tão complexas, nós também estamos prontos para atuar em qualquer outra atividade, seja em apoio à Defesa Civil, na Garantia da Lei e da Ordem (GLO). O Exército tem que estar pronto para atuar em qualquer situação”, destacou o General Chalella.
A 23ª Bda Inf Sl é considerada uma das Brigadas de Selva mais completas do Exército Brasileiro, devido sua localização estratégica na região amazônica e composição dos meios de manobra, apoio ao combate e logística em sua organização.
“Estamos conduzindo esse jogo de guerra, e essa simulação de combate, para que a gente possa adestrar nossos Estados Maiores e Comandantes de OM, porque é baseado neste planejamento que a gente vai realizar uma boa execução e cumprimento da missão de proteger a região Norte do Brasil”, destacou General de Brigada Maurício de Souza Bezerra.
Fotos: ComSoc CMN
Redes Sociais