Formatura encerra celebrações pelos nove anos de criação do CMN
Belém (PA) - O Comando Militar do Norte (CMN) encerrou a semana comemorativa em alusão aos nove anos de criação com uma cerimônia nesta quinta-feira, 30, no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), em Belém.
Na ocasião, foram entregues troféu e medalhas aos militares atletas da 15ª Companhia de Polícia do Exército (15ª Cia PE), que venceram a corrida de revezamento 10x1000m, realizada no último dia 28. A competição esportiva mobilizou 50 militares das guarnições de Belém e integrou a programação de aniversário do CMN. Completaram o pódio, os militares do 2º BIS, que ficaram em segundo lugar, e os atletas do 8º Depósito de Suprimentos (8 DSUP), em terceiro.
O Comandante Militar do Norte, General de Exército João Chalella Júnior, fez a leitura do texto alusivo aos noves anos do CMN. O documento relembrou o histórico, os eternos comandantes e os novos desafios do Comando, a médio e longo prazo, a exemplo da implantação do Destacamento de Aviação e do 2º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva (B Com GE).
O general também destacou a atuação do CMN na Amazônia nestes nove anos de existência. “O CMN tem suas ações voltadas, no âmbito interno, para a defesa e proteção da Amazônia Oriental, destacando-se as operações Ágata, que buscou coibir a prática de delitos transfronteiriços e ambientais na fronteira do Estado, abrangendo os municípios de Oiapoque, Calçoene, Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari, entre outras operações, como a Amazônia, Verde Brasil I e II, Samaúma e de combate à Covid-19 no Brasil. Na vertente de apoio direto à população, destacam-se as ações de defesa civil, durante situações de emergência decorrentes de desastres naturais”, detalhou o general.
Criado em 26 de junho de 2013, o CMN é responsável pela defesa e proteção da Amazônia Oriental, com quartéis instalados nos estados do Pará, Maranhão, Amapá e no norte do Tocantins, na região do Bico do Papagaio. Com um efetivo de 9.561 militares, o Comando possui 30 organizações espalhadas nos três estados, para atender as necessidades da região.
Fotos: E-7/CMN
Redes Sociais