Dia do Exército é celebrado em Belém com entrega de medalhas e desfile na Praça da Bandeira
Belém (PA) - O Comando Militar do Norte (CMN) celebrou nesta terça-feira, 19 de abril, o Dia do Exército, uma das datas mais importantes da Instituição, com solenidade na Praça da Bandeira, em Belém.
O tradicional evento cívico-militar no centro da capital paraense marcou o retorno da presença da população em cerimônias militares, após dois anos de restrições em virtude da pandemia de Covid-19.
O Dia do Exército é comemorado em referência à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco, momento em que surgiu o sentimento de Soberania Nacional.O Comandante Militar do Norte, General de Exército João Chalella Júnior, leu a Ordem do Dia, alusiva à data e assinada pelo Comandante do Exército, que relembra o contexto histórico do surgimento da Força Terrestre em defesa do nosso território, em Guarapes e enfatiza o Braço Forte, ressaltando as operações realizadas de Norte a Sul do Brasil.
Ao final da cerimônia, que contava com representantes das 15 Organizações Militares da Guarnição de Belém, ocorreu o desfile da tropa e exposição de material de emprego militar.
Foi marcante também, na ocasião, a entrega de condecorações a 17 (dezessete) autoridades, civis e militares, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro, com as seguintes Medalhas:
- Medalhas Exército Brasileiro (MEB): Destina-se a distinguir personalidades que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.
Autoridades civis e militares condecoradas: Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) no Pará, Joel Vicente Ferreira Neto; Francisco Ari Maia Júnior (Abin-Pará); Coordernador Distrital de Saúde Indígena, Stanney Everton Nunes; Inspetor Geral da Guarda Municipal de Belém, Antonio Carlos da Silva Tavares; Delegado de Polícia Federal, Fernando Bezerra Lima; Suboficial da FAB, Nilson Vale da Costa; Secretário de Urbanismo de Belém, Deivison Costa Alves; Empresário, Carlos Raimundo Albuquerque Nascimento; e Suboficial da FAB, Orlando Yedo Mendes de Sousa.
- Medalha da Ordem do Mérito Militar (OMM): É a mais elevada distinção honorífica do EB. Tem por finalidade premiar militares que tenham prestado notáveis serviços ao País ou tenham se distinguido no exercício da profissão, bem como, que tenham prestado relevantes serviços ao Exército Brasileiro.
Autoridades civis e militares condecoradas:
Vice Almirante da Marinha do Brasil, Edgar Luiz Siqueira Barbosa; Coronel Ivan Christie Barros de Araújo, do Comando do CMN; Comandante da Base de Administração e Apoio do CMN, Coronel Luciano da Silva Mello; Coronel Rubens Ribeiro Guimarães Junior, do Comando do CMN; Coronel Antonio Rogério Monteiro Mergulhão, do Hospital Geral de Belém; Coronel Paulo Renato dos Santos Candido, do Comando do CMN; 1º Tenente Correa, do Comando do CMN
- Medalha Serviço Amazônico (MSA): Concedida para premiar os militares que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional, hajam prestado relevantes serviços em organizações militares na área Amazônica.
Autoridades militares condecoradas: Coronel Maurício Villela Mendes (FAB); Major Adenirson Levy Santos da Cruz (FAB).
Redes Sociais