Militares da guarnição de Belém concluem EAVS realizado pelo 2º BIS
Belém (PA) - Oitenta e um militares recém-chegados na guarnição de Belém concluíram na última sexta-feira (25), o Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS), realizado desde o dia 17 de março com atividades no Campo de Instrução de Nova Timboteua (CINT).Para marcar a conclusão do Estágio, foi realizada uma formatura no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2° BIS), presidida pelo Subchefe do Estado Maior do Comando Militar do Norte (CMN), Coronel Giuvenduto, que contou com a presença de familiares, que fizeram a entrega do brevê e do certificado de conclusão aos estagiários.
O Ten Polo, do 2º BIS, estagiário destaque do EAVS, enfatizou a importância do Estágio: “O mais importante dessa semana foi a oportunidade de ter contato com o ambiente operacional de selva e conhecer suas peculiares, dificuldades e limitações, possibilitando a adaptação ao mesmo”.
A Sra. Marisa, esposa do estagiário capitão Salomão, do CMN, destacou que foram dias muito importantes, sendo um momento de superação e grande aprendizado.
Durante o Estágio, os militares participaram de instruções típicas do ambiente amazônico, voltadas para a sobrevivência na selva, além de teoria e prática na obtenção de água e fogo, alimentos de origem animal e vegetal, marcha através da selva, técnicas de rastreamento, entre outras.
Para a estagiária 1ª Ten M. Louzada, do Colégio Militar de Belém (CMBEL), o EAVS significou a superação de desafios: "Percebemos que somos capazes de ir muito além do que inicialmente pensávamos. Foi um momento de colocar o nosso conhecimento em prática e aprender muito mais", finalizou.
O comandante do 2º BIS e instrutor chefe do Estágio, Coronel Landim, frisou a integração do grupo de militares que participou do Estágio: "Tivemos militares com quase 30 anos de serviço integrados com jovens aspirantes e sargentos recém-egressos de nossas escolas. A experiência de uma semana no ambiente operacional com certeza ficará na memória de cada um. O estágio não se trata apenas de passar conhecimento, mas também relembrarmos as nossas origens, percebermos quem somos e porque estamos aqui".
Já o Subchefe do Estado Maior do CMN, Coronel Giuvenduto, agradeceu a presença dos familiares e parabenizou a equipe de instrução. Aos militares ele ressaltou que o preparo, a rusticidade, a camaradagem e o entusiasmo demonstrado em todo o estágio, quer na fase de planejamento ou na fase operacional foram fundamentais para o sucesso da atividade no terreno e desejou que prossigam com a mesma vibração em suas OMs de origem.
Redes Sociais