Hospital de Marabá tem sua primeira diretora
Marabá (PA) – No dia 17 de janeiro de 2025, foi realizada a cerimônia de transmissão de cargo da Direção do Hospital de Guarnição de Marabá, do Coronel Médico Angelo Barletta Neto para a Tenente Coronel Médica Ana Cláudia Mendes Morais Silva Dantas. Desde sua criação em 04 de abril de 1989, é a primeira oficial a assumir o comando do Hospital de Guarnição.
Marcada pela coesão da tropa, a formatura foi presidida pelo Comandante da 8ª Região Militar, General de Divisão Carlos Feitosa, acompanhado pelo Comandante da 23ª Bda Inf Sl, General de Brigada Eduardo Veiga Cabral. O evento contou também com a presença de comandantes de organizações militares de Marabá, autoridades civis e militares, além de convidados.
O evento teve início com a cerimônia de inauguração do retrato do Cel Barletta, como forma de eternizar sua trajetória e reconhecer o trabalho desenvolvido na função desde fevereiro de 2023. O oficial seguirá agora para uma nova missão: a direção do Hospital Geral de Belém.
A Ten Cel Ana Cláudia, espera dar continuidade aos projetos estratégicos e integrar todos os serviços do hospital, buscando melhorar cada vez mais a assistência à família militar, e aproximar o H Gu Marabá da sociedade marabaense, bem como o apoio oportuno para a operacionalidade da tropa.
Experiência
A Ten Cel Ana Cláudia, diretora nomeada, é natural da cidade de Recife (PE) e incorporou às fileiras do Exército em 30 de Janeiro de 1996, no 14º BI Mtz (PE), como Oficial R2 do Serviço de Saúde do Exército, ingressando na antiga Escola de Saúde, em 12 de março de 2001. Prestou ainda serviços no Hospital de Guarnição de Natal (RN), Academia Militar das Agulhas Negras (RJ), Hospital Central do Exército (RJ), Hospital Militar de Área de Brasília e Hospital das Forças Armadas (DF). Realizou em 2019, o Curso de Chefia e Estado-Maior para Oficiais Médicos (CCEM-Med), na ECEME. Também exerceu a função de Chefe da Divisão de Perícias Médicas na Diretoria de Saúde (DSau), além de Oficial de Ligação e Doutrina do Departamento-Geral do Pessoal em Brasília.
O Hospital de Guarnição de Marabá
Em primeiro de outubro de 1997, foi ativado o Hospital de Guarnição de Marabá, inicialmente subordinado ao Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl). Em 1º de janeiro de 2000, por meio da Portaria nº 419, de 12 de agosto de 1999, do Comandante do Exército, o H Gu Marabá tornou-se uma Organização Militar de Saúde (OMS), com autonomia administrativa e subordinado ao Comando da 8ª Região Militar (8ª RM).
Hoje, este Hospital Militar atende cerca de seis mil usuários, com várias especialidades médicas e odontológicas. É provido de: Unidade de Pronto Atendimento e Triagem, Unidade de Internação, Centro Cirúrgico, Laboratório de Análises Clínicas, Raio X, Ultrassom, Fisioterapia, Maternidade e Farmácia. O H Gu Marabá tem como principal missão a prevenção, recuperação e manutenção da higidez física e mental dos combatentes que servem nas Organizações Militares da 23ª Bda Inf Sl, possibilitando a plena operacionalidade daquelas Unidades, em atividades emergenciais e nas Ações Cívicos Sociais coordenadas pela 23ª Bda Inf Sl, além de atuar na assistência à família militar.
Redes Sociais