Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMN celebra Dia da Bandeira no centro de Belém
Início do conteúdo da página
CIVISMO

CMN celebra Dia da Bandeira no centro de Belém

  • Publicado: Terça, 19 Novembro 2024 20:23
  • Última Atualização: Terça, 19 Novembro 2024 20:24

Belém (PA) - O Comando Militar do Norte (CMN) promoveu uma solenidade nesta terça-feira, 19 de novembro, em homenagem ao Dia da Bandeira, símbolo nacional instituído pelo Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889. Dada a representatividade do evento, o local escolhido foi, pelo segundo ano consecutivo, a própria Praça da Bandeira, localizada em frente ao Quartel-General Integrado (QGI), no bairro da Campina, no centro de Belém.

A cerimônia, prestigiada por autoridades civis e militares e pela população que passava no local, foi carregada de simbolismo. Um deles, o fato do Pavilhão Nacional ter sido hasteado, às 12h, diante da tropa. O ato foi conduzido pelo Comandante Militar do Norte, Gen Ex Vendramin.

“O Dia da Bandeira é o dia do Pavilhão Sagrado. Nesse momento, em todo o Brasil, tem quartéis do Exército hasteando a bandeira nacional. É uma homenagem, pois a bandeira simboliza tudo para a gente. É o símbolo pátrio mais importante. O dia 19 é sagrado para todos nós”, afirmou o general, que também fez a leitura do texto alusivo à data.

Atentos a cerimônia estavam os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Espaço Educacional Primeira Infância. A professora Thaisa Amaral destacou a importância de trazer os estudantes para participar dessa verdadeira aula prática sobre a Bandeira Nacional. “Nós sempre participamos desse momento cívico, que é uma data tão importante para a nossa nação. E faz parte do nosso currículo, enquanto gestão educacional e ensino-aprendizagem, passar todo esse fato histórico, importante para nossa nação, para as nossas futuras gerações”, informou a professora.

A solenidade militar também foi marcada pela incineração de bandeiras consideradas inservíveis. A ação segue os critérios para o descarte, descritos na Lei dos Símbolos Nacionais (Lei 5.700 de 1971). O subtenente Moises, da Base de Administração e Apoio da 8ª Região Militar (Base Adm Ap/8ª RM) conduziu o ato. “É um motivo de honra poder participar dessa cerimônia. É o Dia da Bandeira, em que nós, através da cerimônia militar, conseguimos evocar os símbolos nacionais num só momento, tanto a Bandeira quanto o seu hino, além de podermos incinerar ne dar uma destinação final após o seu longo tempo de uso. Isso faz parte dos atributos militares, de respeitarmos o símbolo nacional e darmos o destino final para ela, de uma forma condizente como ela merece”, contou.

Caso alguma empresa, instituição ou entidade da sociedade civil tenha a necessidade de descartar a Bandeira, basta procurar os quartéis do Exército Brasileiro, que estão abertos a receber o símbolo nacional e dar um destino final de forma correta.

Dia_da_Bandeira24.2.jpegDia_da_Bandeira24.1.jpegDia_da_Bandeira24.9.jpegDia_da_Bandeira24.7.jpegDia_da_Bandeira24.8.jpegDia_da_Bandeira24.4.jpegDia_da_Bandeira24.3.jpegDia_da_Bandeira24.5.jpegDia_da_Bandeira24.6.jpeg

registrado em:
Fim do conteúdo da página