Forças Armadas detalham planejamento de segurança
Belém (PA) - O Comando Conjunto Norte apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), na tarde desta segunda-feira (30), o planejamento das ações de segurança que serão desenvolvidas durante a Operação de Garantia da Votação e Apuração (GVA) nas Eleições de 2024. No Pará, serão empregados 3.002 militares do Exército, 522 da Marinha e 176 da Força Aérea Brasileira no primeiro turno e nas eventuais disputas em segundo turno.
O General de Brigada Júlio César Belaguarda Nagy de Oliveira, Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Norte, apresentou o planejamento da atuação das Forças Armadas durante o pleito eleitoral.
Houve considerável aumento no número de municípios que terão apoio das forças federais: nas eleições de 2022, 78 municípios foram apoiados; neste pleito, 94 municípios terão a presença de forças federais.
Tradicionalmente, nas eleições, as Forças Armadas garantem que os processos de votação e de apuração realizados pela Justiça Eleitoral ocorram dentro da normalidade, bem como atuam na logística do transporte de urnas eletrônicas, pessoas e materiais para locais de difícil acesso. Ajudam, ainda, a manter a ordem pública em localidades em que a segurança precise de suporte extra.
O encontro, no TRE-PA, teve a presença do Presidente do Tribunal, o Desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, da Desembargadora Rosa dos Navegantes e do Procurador Regional Eleitoral, Alan Mansur.
Redes Sociais