Comando Militar do Norte celebra 11 anos de atuação na Amazônia Oriental
Belém (PA) - O Comando Militar do Norte (CMN) celebrou 11 anos de criação com uma cerimônia nesta terça-feira (09), no Quartel-General Integrado (QGI), no bairro da Campina, em Belém.
A solenidade militar foi prestigiada por autoridades civis e militares, com destaque para o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), o 2º Tenente Veterano José Santana Baltazar, além do Gen Div Vendramin, Comandante da 5ª Divisão de Exército e do Gen Div Carlos Feitosa, Chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão do Departamento-Geral do Pessoal (DGP). Ambos são os respectivos comandantes nomeados do CMN e da 8ª Região Militar (8ª RM).
Em seu discurso, o Comandante Militar do Norte, Gen Ex Guilherme, destacou que a tradição e a operacionalidade são objetivos constantes da tropa do CMN. “Isso nos permite afirmar que, após os 11 anos de sua criação, este mais novo Comando Militar de Área do Exército Brasileiro, está sempre pronto para atender ao chamado e aos anseios da sociedade amazônica, projetando o Braço Forte e a Mão Amiga em qualquer quadrante desta vasta área de responsabilidade, em constante vigilância”, afirmou o Gen.
Criado em 26 de junho de 2013, o CMN é responsável pela defesa e proteção da Amazônia Oriental, com quartéis instalados nos estados do Pará, Maranhão, Amapá e no norte do Tocantins, na região do Bico do Papagaio. Toda essa área de atuação corresponde a 20% do território nacional.
Com sede em Belém, o CMN foi criado para multiplicar as ações do Exército Brasileiro na Amazônia Oriental, destinado a atender às necessidades e vocações da região. Para cumprimento de suas missões, é composto pelas 22ª e 23ª Brigadas de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl e 23ª Bda Inf Sl) e uma Região Militar (8ª RM).
Também prestigiaram a solenidade, parceiros e amigos do CMN, entre eles, membros da Associação dos Oficiais da Reserva (AORE), Sociedade Amigos do Exército (SOAMEX), Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - Pará (Adesg-PA), Fundo Habitacional do Exército (FHE/POUPEX),entre outras organizações.
Redes Sociais