Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Diálogos sobre Segurança, Defesa e Inteligência fomentam ações integradas e planejamento
Início do conteúdo da página
COP 30

Diálogos sobre Segurança, Defesa e Inteligência fomentam ações integradas e planejamento

  • Publicado: Segunda, 06 Mai 2024 14:27
  • Última Atualização: Segunda, 06 Mai 2024 14:29

Belém (PA) - A Assessoria Especial para a COP 30 (AECOP 30) do Comando Militar do Norte (CMN) deu continuidade ao intercâmbio entre órgãos e agências vocacionados para a Segurança, Defesa e Inteligência no contexto da 30ª Conferência das Partes (COP 30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e realizou uma série de visitas institucionais, destinadas ao planejamento do evento global que será realizado em Belém, em novembro de 2025. Ao todo, foram quatro visitas institucionais realizadas: Superintendência da Polícia Federal; Secretaria Executiva do Comitê de Mudanças Climáticas da Prefeitura de Belém; Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Pará; Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).

No dia 29 de abril 2024, os Coroneis Lobo e Peres, respectivamente, Chefe e Adjunto da AECOP 30, reuniram-se com o Superintendente Regional da Polícia Federal no Pará, Delegado José Roberto Peres, que apresentou sua equipe de trabalho vocacionada para a COP 30, formada pelos Delegados Alexandre Andrade e Alain Pagel, e compartilhou, na sequência, algumas experiências de grandes eventos anteriores recentes, nos quais aquela instituição esteve envolvida, a exemplo do Diálogos Amazônicos, ocorrido na capital paraense em 2023, como uma espécie de preparação para o evento da ONU.

A AECOP 30 também articulou a integração com o Poder Público Municipal, por meio do diálogo com o Secretário Executivo do Comitê de Mudanças Climáticas da Prefeitura de Belém, Dr Sérgio Brazão. O encontro permitiu o estreitamento de laços para o alinhamento de iniciativas visando à execução de ações conjuntas, no campo informacional e ambiental do município de Belém. Na ocasião, o Secretário destacou a importância de o CMN participar do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, com diversos outros atores da sociedade.

No encontro com o Comandante Geral da Polícia Militar do Pará (PMPA), Cel Dilson Júnior, ocorrido no dia 2 de maio de 2024, os representes da AECOP 30 do CMN conheceram as ações preparatórias da Corporação para receber o grande fluxo de pessoas esperado no evento da ONU. As iniciativas envolvem a qualificação profissional, a modernização de equipamentos e a ampliação da capacidade operacional da Instituição. A cúpula da PMPA também apresentou a expertise na segurança de rios e no campo, com operações que têm contribuído para a expressiva redução da criminalidade, desmatamento ilegal e tráfico de drogas, no Estado do Pará.

Finalmente, a AECOP30 reuniu-se, em 3 de maio de 2024, com o Gerente Regional (Belém) do CENSIPAM, Dr Fábio Simão, bem como com o Diretor Operacional do CENSIPAM (Brasília), Dr Daniel Pereira. Na ocasião, a Assessoria buscou destacar para a cúpula do CENSIPAM, que também integra a estrutura do Ministério da Defesa, a importância da antecipação e da união de esforços de todos os órgãos que integram a arquitetura de Segurança, Defesa e Inteligência do país, nos três níveis (federal, estadual e municipal), para as iniciativas e ações voltadas ao planejamento e execução da COP 30. Foram debatidas ações nos eixos operacionais e não-operacionais que, oportunamente implementadas, favorecerão a execução dos trabalhos naquele grande evento.  

Na reunião, houve tratativas para a realização de visita institucional, já no mês de maio, por público composto de profissionais dos Grandes Comandos e Organizações Militares do Comando Militar do Norte, acompanhados de servidores de outros órgãos e agências, lotados na Guarnição de Belém, que trabalham em prol das atividades de inteligência, contra-inteligência e operacionais de cada instituição, e que possam, eventualmente, ser empregados na 30ª Conferência das Partes. A visita proporcionará, aos visitantes, a possibilidade de conhecerem as atuais capacidades técnico-operacionais do CENSIPAM, voltadas ao monitoramento e vigilância da região amazônica.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página