Destacamento de Aviação do Exército participa de treinamento com a FAB
Belém (PA) – Militares do Destacamento de Aviação do Exército do Comando Militar do Norte participaram do Exercício Técnico (EXTEC) de adestramento organizado pela Força Aérea Brasileira para o cumprimento de ação de busca e salvamento em cenário terrestre, ressuprimento aéreo e ações com a atuação da Polícia de Aeronáutica.
O Exercício foi baseado em um cenário fictício, no município de Benfica. Um avião bimotor particular com cinco pessoas a bordo sofre um acidente e cai em uma área de vegetação. A FAB é acionada e envia uma aeronave de patrulha do 3º/7º GAV (P-95 BM), equipada com radares e sensores avançados para realizar a busca pelo avião desaparecido e identifica a localização exata.
De forma conjunta com o Destacamento de Aviação do Exército, um Pelotão de Polícia da Aeronáutica do GSD-BE é enviado ao local do acidente, para garantir a segurança da área e proteger a aeronave acidentada e seus ocupantes de possíveis garimpeiros ilegais que atuam na região. Foram utilizadas duas aeronaves - Pantera HM-1A – durante o Exercício.
Durante a atividade, a Força Aérea utilizou um C-95M Bandeirante do 1º ETA, cargueiro de médio porte, para simular o lançamento de cargas para a equipe em solo. Foram realizados dois lançamentos de mantimentos. A operação de lançamento de carga exige grande precisão devido à dificuldade de acesso à área e à necessidade de evitar danos à aeronave acidentada e à equipe no solo
O adestramento reforçar a interoperabilidade entre as Forças coirmãs e favorece à padronização de procedimentos e fundamentação doutrinária entre as Unidades Operacionais envolvidas.
Redes Sociais