Militares doam sangue e reforçam os estoques do Hemocentro de Belém
Belém (PA) – O Comando Militar do Norte começou o ano novo reforçando o compromisso de responsabilidade social quanto ao projeto ‘Doar está no nosso sangue’. Nesta sexta-feira (5), militares da Base de Administração e Apoio da 8ª Região Militar compareceram a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) para concretizar a doação de sangue.
“A doação de sangue é muito importante para salvar vidas, em primeiro lugar. A gente ajuda muitas famílias e pessoas que estão passando por dificuldades. É um ato de solidariedade e de amor ao próximo”, destacou o soldado Rebelo que contribuiu com uma bolsa de sangue.
De acordo a gerente da captação de doadores da Fundação, Juciara Farias, o início de ano é crítico por se tratar de um período de fortes chuvas, aparecimento de gripes e outras doenças virais, o que impede o voluntário de fazer a doação. "O Exército tem contribuído decisivamente para salvar vidas através das campanhas de doação de sangue. Essa ajuda é de extrema importância para que o Hemopa possa ajudar àqueles que precisam de transfusão nos hospitais".
O Soldado Lauan já é um doador frequente e entende a importância deste ato solidário. “A doação de sangue é um ato que pode salvar a vida de até quatro pessoas. Um exemplo disso são os pacientes que precisam de transfusão, seja por cirurgia, traumas ou em outra situação que exige reposição rápida e em grande quantidade de sangue”, destacou.
O CMN já organizou um cronograma para que as Organizações Militares da Guarnição de Belém enviem militares até a unidade de coleta do Hemocentro de Belém para contribuir com os estoques, de forma regular, respeitando o tempo de doação que para homens é de dois meses e três meses para mulheres.
No último dia 4 deste mês, mais de 20 militares do 8º Batalhão de Manutenção de Selva (8º B Mnt Sl) marcaram presença. Nos próximos dias 12 e 15 de janeiro, será a vez dos militares da 15ª Companhia de Polícia do Exército (15ª PE) e do 8ª Batalhão de Suprimento (8º B Sup), respectivamente.
Critérios para doar sangue:
– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.
Redes Sociais