Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comando Militar do Norte celebra Dia da Bandeira em cerimônia aberta ao público
Início do conteúdo da página
PATRIOTISMO

Comando Militar do Norte celebra Dia da Bandeira em cerimônia aberta ao público

  • Publicado: Segunda, 20 Novembro 2023 02:33
  • Última Atualização: Segunda, 20 Novembro 2023 16:52

Belém (PA) - O Comando Militar do Norte (CMN) realizou, neste domingo (19), uma solenidade em alusão ao Dia da Bandeira. Este ano, como forma de aproximar o público da tradição o local escolhido para a cerimônia foi a Praça da Bandeira, localizada em frente ao Quartel-General Integrado (QGI), no bairro da Campina, em Belém.

Presidida pelo Comandante da 8ª Região Militar, Gen Div Alcio Costa, a cerimônia destacou a importância do símbolo nacional, instituído pelo Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889.

Um dos momentos representativos da cerimônia foi o hasteamento do pavilhão nacional feito exatamente às 12h. “Esse ato, simples em sua essência, carrega um profundo simbolismo: representa a eternidade da Pátria e das gerações que se sucedem. Nesta solenidade que se realiza em todos os quartéis de nosso Exército, ratificamos o juramento que nos convoca à defesa da Pátria, ainda que com o sacrifício de nossas vidas”, descreve o trecho do texto alusivo à data, lido pelo Gen Alcio Costa.

A cerimônia também foi marcada pela incineração das bandeiras consideradas inservíveis. Em frente à tropa, o Subtenente Franco, da Base de Administração e Apoio da 8ª RM (B Adm Ap/8ªRM), conduziu o momento solene. A Lei Nº 5.700 de 1971, Lei dos Símbolos Nacionais, determina os critérios para o descarte da Bandeira.

Durante a formatura, o símbolo nacional permaneceu em local de destaque enquanto a Banda de Música do CMN entoou o Hino à Bandeira do Brasil.

A solenidade atraiu a atenção do público que passava pela área comercial, no centro da cidade. O motorista José Campos fez questão de prestigiar a cerimônia. “Todos deveriam prestigiar. Eu tô aqui não só porque meu filho está na tropa, mas por ser brasileiro e honrar a bandeira do Brasil. É um orgulho”, descreveu.

Dia_da_Bandeira.6.jpegDia_da_Bandeirajpeg.jpegDia_da_Bandeira.4.jpegDia_da_Bandeira.8.jpegDia_da_Bandeira.7.jpegDia_da_Bandeira.jpegDia_da_Bandeira.2.jpegDia_da_Bandeira.1.jpegDia_da_Bandeira.3.jpegDia_da_Bandeira.9.jpeg

registrado em:
Fim do conteúdo da página