Atuação do CMN na Amazônia é tema de palestra para a ADESG-PA
Belém (PA) - Na noite de terça-feira (10), na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), em Belém, o Comandante Militar do Norte, Gen Ex Guilherme, em cooperação com a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Estado do Pará (ADESG PA), palestrou sobre a história, a atuação, as capacidades e o preparo do Comando Militar do Norte (CMN), na defesa e proteção da Amazônia Oriental, para os estagiários do Curso de Política e Estratégia da ADESG PA.
O Comandante Militar do Norte apresentou de modo presencial e EAD a história da conquista da Amazônia, a integração da região norte às demais regiões do Brasil, a implantação do CMN, o aumento das capacidades de emprego e preparo nas adversidades da Amazônia como ponto de atenção, e ainda, a vasta extensão de floresta densa e territorial, da qual o Comando Militar do Norte atua com plano de ataque e defesa, com potencialidades operacionais e logísticas desenvolvidas para a região de selva.
A aluna Márcia Cristina Ferreira, servidora civil da Marinha do Brasil, falou sobre a importância de participar do curso e o aprendizado com o CMN. “A busca de conhecimentos sobre as atividades do Exército em nossa região contribuem muito na nossa formação cívico e profissional. O curso da ADESG acontece a nível nacional e seleciona palestrantes que nos mostram conteúdos de especificidades de sumo interesse a respeito da Força, e que muitos desconhecem”, destaca a estagiária da ADESG PA.
O Curso de Estudos de Política e Estratégia (XXIII CEPE) conta com diversos palestrantes das áreas de defesa, política nacional, Amazônia verde, geopolítica regional e temas da história do Pará e estratégia nacional. Com carga horária e duração de três meses, o CEPE teve início em setembro deste ano e concluirá em dezembro a formação da 13ª turma, composta por profissionais militares e civis da sociedade paraense.
Redes Sociais