Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cerca de 1.100 militares apoiam Círio de Nazaré 2023
Início do conteúdo da página
INTEGRAÇÃO

Cerca de 1.100 militares apoiam Círio de Nazaré 2023

  • Publicado: Segunda, 09 Outubro 2023 17:15
  • Última Atualização: Segunda, 09 Outubro 2023 17:51

Belém (PA) - De braços dados e motivados pelos sentimentos de fé, gratidão e cumprimento de missão. Assim, homens e mulheres do Comando Militar do Norte (CMN) marcaram a participação do Exército Brasileiro no 231º Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizado em Belém, no domingo, 8 de outubro.

Uma das principais missões da Força Terrestre na grande procissão foi garantir o atrelamento da berlinda à corda, símbolo de fé puxado pelos promesseiros. Na Avenida Portugal com a Rua 15 de novembro, tradicional ponto conhecido como “Pedra do Peixe”, militares da Base de Administração e Apoio da 8ª Região Militar (B Adm Ap/8ª RM) e do 2º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva (2º B Com GE Sl) formaram uma verdadeira barreira de contenção, necessária para garantir a segurança dos romeiros e a fluidez da principal romaria que integra a festividade.

Pela primeira vez, o Comandante Militar do Norte, Gen Ex Guilherme, sentiu de perto a emoção, no Núcleo da Berlinda. Ele destacou a importância do Exército estar integrado à sociedade neste momento de fé e devoção do povo. “É um trabalho tradicional que nós não poderíamos deixar de estar presente nessa que é, para mim, uma das maiores manifestações religiosas do país. É com muito orgulho que pela primeira vez estou no Círio em que o nosso Exército continua presente. Isso é o mais importante”, afirmou.

O arcebispo ordinário militar, Dom Marcony Vinícius Ferreira, também viveu a experiência de renovação da fé pelo primeiro ano na capital paraense. Ele conta que conseguiu sentir, acima de tudo, uma expressão de amor à Nossa Senhora. “O povo do Pará faz aqui presente todo o Brasil e que bom que as nossas forças também estão ajudando. Todos participando do Círio como família militar. É muito bom ver a fé do nosso povo”, destacou.

No entorno da Praça Santuário, o apoio do CMN ao Círio seguiu com militares do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), que unidos garantiram a chegada da imagem peregrina na Basílica Santuário de Nazaré. Mesmo em meio ao trabalho, eles foram tomados pela emoção e pela ajuda voluntária ao próximo. Foi o caso do Sd Simplício que não mediu esforços para auxiliar um promesseiro a finalizar o percurso, após 4h de procissão. “Sou paraense e é gratificante estar aqui representando o Exército, apoiando a sociedade e ajudando os promesseiros nessa jornada.A gente está aqui desde 7h, a preparação começou há dias com o treinamento e ensaios. O sentimento é de gratidão”, revelou.

Ao total, um efetivo de aproximadamente 1.100 militares deu apoio ao Círio 2023, em três das 14 romarias oficiais da Festa de Nazaré. No Círio Fluvial, o Ferry Boat “Marechal Bittencourt”, do 8ª Batalhão de Suprimento de Selva (8º B Sup Sl), foi um ponto de apoio à equipe de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Cruz Vermelha. Já na Trasladação, 220 militares da 15ª Companhia de Polícia do Exército (15ª Cia PE), do 41º Centro de Telemática (41º CT), do Colégio Militar de Belém (CMBel) e do 2º BIS deram apoio à Guarda de Nazaré na segurança e no isolamento das estações, desde a saída da Imagem Peregrina do Colégio Gentil Bittencourt até a chegada à Catedral Metropolitana.

registrado em:
Fim do conteúdo da página