Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Militares concluem minuta do Manual de Campanha de Cavalaria de Selva
Início do conteúdo da página
PESQUISA

Militares concluem minuta do Manual de Campanha de Cavalaria de Selva

  • Publicado: Sexta, 29 Setembro 2023 14:32
  • Última Atualização: Sexta, 29 Setembro 2023 14:37

Belém (PA) - O Seminário Doutrinário do Manual de Campanha “Esquadrão de Cavalaria de Selva” encerrou nesta quinta-feira (28) com a entrega dos certificados aos 15 participantes do evento. A solenidade foi realizada no Salão de Honra do Comando Militar do Norte (CMN).

Após três dias de debate conduzidos pelo CMN, o grupo formado por militares de diversas organizações e escolas de formação, entre elas, a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), elaborou a minuta do Manual de Campanha. O documento vai fornecer subsídios para fomentar o permanente estado de prontidão das tropas do CMN.

O Comandante Militar do Norte, Gen Ex Guilherme, destacou a importância de estudos e pesquisas na área, sobretudo em um ambiente tão singular como a selva. Os trabalhos apontam resultados que podem ser aplicados em diversos aspectos, inclusive na operacionalidade da tropa. “Estudar esse emprego aqui na selva, que é bem diferente, com uma série de peculiaridades, logística e ambiente operacional, é um momento produtivo que vai reverter para o bem da Força”, destacou.

A minuta do Manual agora segue para um processo de revisões e ajustes finais, antes da publicação prevista para o ano que vem. “O Manual é mais uma fase no processo de implantação do Esquadrão de Cavalaria de Selva. Hoje a gente termina esse ciclo, fornecendo uma doutrina própria com um manual inédito que vai dizer como combater”, explicou o Formulador de Doutrina de Cavalaria do Centro de Doutrina do Exército Brasileiro, TC Paiva. 

Ao final do Seminário, destacou-se o trabalho desenvolvido de forma coletiva em relação ao emprego da cavalaria de selva. “Foi um empenho muito grande, com pessoas de vários centros de instrução. Com experiências de vários militares, de várias situações e especialidades diferentes, que contribuíram sobremaneira para o resultado final desejado que é concluir o Manual. Esse momento vai entrar para a história”, destacou o Cap Mosselini, do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva (23º Esq Cav Sl).

ManualCavalariadeSelva_1.jpgManualCavalariadeSelva_2.jpgManualCavalariadeSelva_5.jpgManualCavalariadeSelva_6.jpgManualCavalariadeSelva_3.jpgManualCavalariadeSelva_4.jpg

registrado em:
Fim do conteúdo da página