Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 51º BIS recebeu jornalistas para curso em área de conflito
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

51º BIS recebeu jornalistas para curso em área de conflito

  • Publicado: Sábado, 17 Setembro 2022 11:31
  • Última Atualização: Sábado, 17 Setembro 2022 11:56

Altamira (PA) – o Comando Militar do Norte trouxe ao Pará a primeira edição do Estágio de Preparação de Jornalistas em Áreas de Conflito. O palco foi a cidade de Altamina, na região sudeste do estado. A 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), por meio do 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS), recebeu os profissionais da imprensa para o curso entre os dias 13 e 15 de setembro.


O Estágio faz parte da agenda de trabalho do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), localizado no Rio de Janeiro, e tem como finalidade capacitar a imprensa no sentido das atividades de cobertura em ambientes de conflitos armados ou missões de paz. Eles participaram de instruções voltadas para a realidade das áreas de conflito como: primeiros socorros, procedimentos em áreas perigosas, efeitos das armas (balística), deslocamento motorizado e fluvial, noções de sobrevivência, instrução de obtenção de alimentos de origem animal e vegetal, orientação por bússola e GPS, progressão em áreas urbanas e, por fim, concluíram o estágio simulando uma cobertura jornalística em área de conflito ao progredirem, em pequenos grupos de jornalistas, junto aos pelotões do Exército.


Com a conclusão do curso, os profissionais não só aumentaram seu arcabouço de conhecimento, como estão mais capacitados para atuarem na cobertura jornalística de conflitos existentes em qualquer lugar do mundo, exercendo o papel fundamental, que é o de informar e noticiar fatos de interesse da sociedade.


O referido estágio ocorreu em paralelo ao Exercício Básico de Operações de Paz (EBOP), realizado pela Companhia de Reação Rápida (CRR), que está sendo preparada por solicitação do Comando de Operações Terrestres (COTER) para compor o Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês).

registrado em:
Fim do conteúdo da página