Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 2º BIS celebra 180 anos com inauguração de Memorial
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

2º BIS celebra 180 anos com inauguração de Memorial

  • Publicado: Terça, 23 Agosto 2022 17:46
  • Última Atualização: Terça, 23 Agosto 2022 17:48

Belém (PA) – O 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) - “Batalhão Pedro Teixeira” - celebrou 180 anos de criação e pioneirismo na Amazônia Oriental, no dia 20 de agosto, com inauguração do “Memorial Histórico Pedro Teixeira”. A formatura foi presidida pelo Comandante Militar do Norte, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, tendo como  anfitrião o Comandante do 2º BIS, Coronel Hiarlley Gonçalves Cruz Landim.

O primeiro ato da cerimônia em comemoração ao aniversário do 2º BIS foi a inauguração do Memorial Histórico Pedro Teixeira, pelo General de Exército Costa Neves, acompanhado do Comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, General Gobert e do Coronel Landim. O espaço materializa a história do Batalhão desde a criação, em 1842, até os dias atuais, destacando a participação na história militar do Brasil e do mundo, no processo de expansão da presença do Exército na Amazônia e nas operações em amplo espectro realizadas na atualidade.

Em seguida, a 2ª Companhia de Fuzileiros de Selva (2ª Cia Fuz Sl) realizou a demonstração de um assalto ribeirinho, evidenciando o elevado nível de adestramento e operacionalidade da tropa do 2º BIS. Na ocasião também foram agraciadas com o diploma de “Amigo do 2º BIS” diversas personalidades civis e militares que contribuíram para o cumprimento das atribuições, e para o estreitamento de laços do Batalhão e do Exército Brasileiro com a sociedade paraense.

Ao final da formatura, a Banda de Música do Comando Militar do Norte (CMN) entregou a partitura do dobrado “Batalhão Pedro Teixeira – 180 anos de história”, que foi composto pelo 1º Sgt Mus Lobato ao coronel Landim. O dobrado foi utilizado com ineditismo para o desfile da tropa, encerrando a formatura.

registrado em:
Fim do conteúdo da página