Militares realizam simulação virtual na 2ª Fase da Forpron
Marabá (PA) – A 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) realizou no período de 18 a 22 de julho, a segunda fase da certificação da Força de Prontidão (FORPRON), que corresponde à simulação virtual.
No exercício, os comandantes das companhias de fuzileiros do 50º, 52º e 53º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) e demais militares das guarnições do Pelotão de Cavalaria Mecanizado e o Pelotão de Apoio, que integram as Seções de Morteiros e de Canhão Sem Recuo, adestraram-se em um ambiente tático de imersão, proporcionado pelo software Virtual Battlespace 3. Esse programa de simulação de combate é amplamente utilizado para o adestramento de exércitos de países como os Estados Unidos e a Alemanha.
O exercício de simulação virtual tem por finalidade o adestramento de frações e tem como um dos focos a correta exploração rádio. Outro foco é o emprego tático do armamento coletivo em operações ofensivas e defensivas. A atividade é, ainda, uma oportunidade para a prática das técnicas, táticas e procedimentos adotados em situação de combate.
"Uma experiência bastante positiva. Para mim e para os comandantes de pelotão, o programa acaba sendo uma oportunidade muito grande de testar o comando e controle. A gente verifica deficiências e se torna um teste muito interessante. Isso acaba fazendo com que a gente vá para a simulação viva, já tendo passado uma vez pela área, ainda que virtualmente. Ou seja, já temos alguma referência anterior", destacou o capitão Victor Kassimati Milanez, S3 da 50ª Brigada de Infantaria de Selva.
A simulação virtual busca levar a tropa adestrada a situações o mais próximo possível da realidade, contribuindo significativamente em sua preparação para os exercícios no terreno com simulação viva, que são realizados para completar a certificação das tropas das Forças de Prontidão do Exército Brasileiro.
Redes Sociais