8º Grupamento Logístico tem novo comandante
Belém (PA) - O coronel Antonio Augusto Ceschin é o novo comandante do 8º Grupamento Logístico (8º Gpt Log). A cerimônia de passagem de comando foi realizada nesta sexta-feira (24), no 8º Batalhão de Suprimento de Selva (8º B Sup Sl), em Belém.
A solenidade foi presidida pelo comandante da 8ª Região Militar, Gen Div Carlos Feitosa. Autoridades civis e militares prestigiaram o momento solene mesmo debaixo de uma forte chuva, que atingiu a capital paraense pela manhã.
O coronel João Travassos de Albuquerque Júnior foi o grande responsável por executar os planejamentos iniciais para a ativação do 8º Gpt Log e teve o seu trabalho reconhecido com a inauguração do seu retrato na Galeria dos Eternos Comandantes da Organização Militar, uma forma de preservar a história, os valores e as tradições militares. Em sua despedida, ele agradeceu a parceria de todas as instituições que contribuíram para o desenvolvimento da logística militar na Amazônia Oriental.
O Cel Ceschin, é o primeiro comandante nomeado pelo Exército Brasileiro para conduzir a missão de planejar e aprimorar os processos relacionados à prontidão logística no Comando Militar do Norte (CMN). Após uma passagem na 6ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, em Brasília, o militar volta a servir no norte do país, onde já atuou como comandante do 8º Depósito de Suprimento entre os anos de 2021 e 2022.
“Estou muito feliz em voltar ao CMN. É um desafio novo, uma OM recém-criada, que tem por objetivo coordenar toda a atividade logística no âmbito do Comando Militar de Área. Queremos aumentar a prontidão logística, apoiando as tropas no cumprimento da missão de tão grande importância que é defender a Amazônia Oriental”, destacou o Cel Ceschin.
O estabelecimento do 8º Gpt Log se deu a partir da evolução do Escalão Logístico (Esc Log) da 8ª Região Militar. Foi criado e ativado por meio da Portaria – C Ex 1910, de 28 de dezembro de 2022. A Organização Militar atua no desenvolvimento de novas práticas de gestão destinadas ao planejamento, avaliação e controle das atividades relacionadas à área de logística. As atividades da OM são desenvolvidas nas instalações sediadas no Quartel-General Integrado (QGI) do CMN.
Redes Sociais