Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMN emprega 1,4 mil militares na Festa de Nazaré
Início do conteúdo da página
CÍRIO 2024

CMN emprega 1,4 mil militares na Festa de Nazaré

  • Publicado: Terça, 15 Outubro 2024 13:49
  • Última Atualização: Terça, 15 Outubro 2024 14:05

Belém (PA) - O Comando Militar do Norte (CMN) deu apoio ao Círio de Nazaré 2024, com um efetivo de 1.400 militares. O trabalho ocorreu em parceira com a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e órgãos de segurança pública.

Neste segundo domingo de outubro, dia em que a grande procissão percorreu as ruas de Belém, uma das principais missões do Exército Brasileiro foi garantir o atrelamento da Berlinda, que conduziu a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, à corda puxada pelos promesseiros. Para isso, 400 militares atuaram no entorno da “Pedra do Peixe”, na Avenida Portugal com a Rua 15 de novembro.

Ao final da procissão, no entorno da Praça Santuário, um cordão humano formado por militares do Exército garantiu que a Imagem Peregrina chegasse à Basílica. Somente no domingo da grande procissão foram empregados 710 militares, especificamente na missão de isolamento desta área.

Um das militares voluntárias na missão foi a 3° Sargento Bahia, que integrou o Pelotão Ponta, responsável por dar ritmo a procissão e proteger a primeira estação da corda. Para ela, a trabalho foi mais que uma missão militar. "Eu tinha dificuldade para engravidar e rezava muito para ser abençoada. No Círio de 2015, eu estava entregando água para os promesseiros e passei mal. Descobri que estava grávida. Minha filha é um milagre de Nossa Senhora”, destacou.

Este ano, pela primeira vez, a Banda de Música do CMN esteve na Praça Santuário, na recepção da Imagem Peregrina, entonando cânticos marianos em adoração à Virgem de Nazaré. Os alunos e professores do Colégio Militar de Belém (CMBel) também participaram da 232ª edição Círio, na condução de um dos Carros dos Milagres.

Romarias
O CMN também deu apoio à Trasladação e ao Círio Fluvial, outras duas romarias oficiais da Festa de Nazaré, realizadas no sábado (12). Na primeira delas, 235 militares estiveram junto à Guarda de Nazaré na segurança e no isolamento das estações da corda, desde a saída do Colégio Gentil Bittencourt até a chegada à Catedral Metropolitana.

Já no Círio Fluvial, o Ferry Boat “Marechal Bittencourt” foi um ponto de apoio para as equipes de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Cruz Vermelha. O atendimento aos romeiros também foi feito por ambulâncias e equipes de saúde do Exército, que montaram duas bases na “Escadinha”, centro da cidade, na Trasladação e no Círio de Nazaré.

Círio24_2.jpgCírio24_6.jpgCírio24_7.jpgCírio24_10.jpgCírio24_5.jpgCírio24_1.jpgCírio24_8.jpgCírio24_4.jpgCírio24_3.jpgCírio24_9.jpg

registrado em:
Fim do conteúdo da página