Militares atuam no combate à incêndios na Amazônia Oriental
Marabá (PA) - O Comando Militar do Norte (CMN), por intermédio da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) vem empregando meios logísticos para apoiar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militares no combate aos incêndios na região de Marabá, no Pará e em Araguatins, no estado de Tocantins.
Desde a última sexta-feira (13), os militares estão empenhados na região de Bom Jesus do Tocantins (PA), onde está localizada a Terra Indígena Mãe Maria, uma das áreas mais afetadas, no momento. O apoio consiste no emprego das capacidades operacionais do 23º Batalhão Logístico de Selva (23º B Log Sl), da 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva (6ª Cia E Cmb Sl) e da 23ª Companhia de Comunicações de Selva (23ª Cia Com Sl). Estão sendo usadas Viaturas de Transporte de pessoal e material das equipes dos bombeiros militares e da defesa civil; Caminhões Tanques de Água, que abastecem os cestos de aeronaves que estão atuando no combate ao incêndio em focos de difícil acesso; Trator de Esteira na preparação de aceiros, para a impedir o alastramento do fogo para outras áreas de floresta preservada e residenciais.
"A partir das nossas capacidades de comando e controle, conseguimos fazer a transmissão das informações para contribuir com a atuação das equipes de trabalho que estão descentralizadas em toda a terra indígena. Em 24 horas de atuação, o apoio dos meios do Exército permitiu o aumento da capacidade dos meios aéreos e terrestres no combate ao incêndio, com mais de 1 km de aceiros realizados, transporte e abastecimento de 24 mil litros de água, reconhecimento de locais de difícil acesso, apoio de abastecimento de combustível dentre outras atividades, demonstrando a capacidade de resposta imediata.", destacou o Coronel Faustino, comandante do 23º Batalhão Logístico de Selva.
Reforço em Tocantins - Tropas do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS), sediado em Imperatriz, no Maranhão, foram enviadas para o município de Araguatins, que fica na região do Bico do Papagaio - Tocantins. Um pelotão de combate a incêndio, uma fração de comando e controle e uma equipe de saúde estão na região para contribuir com os trabalhos.
O Comando Militar do Norte mantém a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, que é uma das Forças de Emprego Estratégico e Força de Prontidão do Exército, com meios preparados para aumentar o apoio à Defesa Civil na área de responsabilidade. Tudo com a finalidade de prestar o apoio necessário às instituições nas esferas federal, estadual e municipal.
Redes Sociais