Candidatos realizam prova da Escola de Sargento das Armas
A Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou neste domingo (15), em todo o Brasil, a primeira etapa do Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Graduação de Sargentos (CA/CFGS). Na área de abrangência do Comando Militar do Norte (CMN), as provas foram realizadas nas cidades de Belém e Marabá, no Pará; em São Luís, no Maranhão e em Macapá, no estado do Amapá.
Na capital paraense, o Exame Intelectual foi realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro do Guamá, das 13h às 17h. Durante as quatro horas do exame, os candidatos tiveram que responder a questões objetivas e escrever uma redação. A Comissão de Aplicação e Fiscalização (CAF) do Concurso registrou 3.093 candidatos inscritos, em Belém.
Em todo território nacional, a ESA registrou um total de 96.402 inscritos. A seleção oferta 1100 vagas. Destas, 1015 são para a área Geral, 30 para Música e 55 para a área de Saúde.
Fases do Concurso
Além do Exame Intelectual, o concurso é composto ainda pela inspeção de saúde, exame de aptidão física, exame psicológico e comprovação de requisitos biográficos .
Em caso de aprovação em todas as etapas do concurso, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno do 1º ano do Curso de Formação e Graduação de Sargentos nas diversas Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETE) espalhadas pelo Brasil.
Se concluir o 1º ano com aproveitamento, prosseguirá para a Escola de Sargento das Armas (ESA), em Três Corações (MG), Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), no Rio de Janeiro (RJ), ou para o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), em Taubaté (SP), dependendo da especialidade selecionada pelo candidato, onde, após conclusão do 2º ano do Curso, será declarado 3º Sargento do Exército.
Sobre a ESA
A Escola de Sargento das Armas (ESA), localizada na cidade de Três Corações, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no curso de Formação e Graduação de Sargentos.
A realização anual dos concursos de admissão aos cursos de formação de militares de carreira do Exército Brasileiro encontra base jurídica na Lei 8.880/1980 (Estatuto dos Militares), bem como na Lei nº 12.705/2012, que versa sobre os requisitos para ingresso, e demais normas infralegais.
Redes Sociais