15ª Cia PE conclui Estágio de Segurança de Autoridades 2024
Belém (PA) - A 15ª Companhia de Polícia do Exército (15ª Cia PE) realizou nesta sexta-feira (30), o encerramento do Estágio de Segurança e Proteção de Autoridades (ESPA) 2024.
Trinta e dois estagiários concluíram a formação, entre eles, oficiais e praças do Comando Militar do Norte (CMN) e de Organizações Militares subordinadas, além de militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib); policiais militares e civis do Pará; e membros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A 1º Ten Roieski, da Base de Administração e Apoio à 8ª Região Militar (Base Adm Ap/8 RM) foi a destaque do Estágio, por ter obtido os melhores índices em todas as avaliações. A militar recebeu o certificado de conclusão das mãos do Comandante Militar do Norte, Gen Ex Vendramin e do Comandante da 15ª Cia PE, Cap Gomes. “É um estágio que desenvolve muitas habilidades, tanto de defesa pessoal quanto para que você consiga entregar a melhor forma de segurança para uma autoridade. E o lema do nosso Estágio é ‘Nós não fazemos meia segurança’. Então, a gente assume a responsabilidade de que sim, numa situação de risco, a primeira pessoa que a gente vai proteger é a autoridade”, destacou.
Em seu discurso, o Gen Ex Vendramin elogiou a vibração da tropa e destacou a importância de capacitar militares e integrantes de agências de segurança, diante de um evento internacional como a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). “Esse Estágio visa capacitar recursos humanos da própria instituição, mas também das instituições parceiras e é o caso muito vivo na Guarnição de Belém. A integração forte que existe entre todas as instituições é uma característica, particularmente aqui da Amazônia Oriental. Isso tudo tem uma importância tendo em vista também a COP 30, no final do ano que vem. Então esse estágio contribui muito para a preparação desses recursos humanos que vão ser muito utilizados”, afirmou o General.
O Estágio tem o objetivo de habilitar os oficiais e praças do EB e militares das demais forças armadas e forças auxiliares, no emprego operacional de proteção e segurança de autoridades. Durante quatro semanas, os estagiários receberam diversas instruções, entre elas, técnicas de defesa pessoal, de primeiros socorros, de direção defensiva e evasiva na condução de veículos. Além disso, foi possível desenvolver atributos da área afetiva, imprescindíveis ao agente de segurança e proteção de autoridade, tais como: coragem, flexibilidade e controle emocional.
Redes Sociais