Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMN participa da entrega da Escola General Gurjão, após reforma
Início do conteúdo da página
INTEGRAÇÃO

CMN participa da entrega da Escola General Gurjão, após reforma

  • Publicado: Quarta, 31 Janeiro 2024 19:11
  • Última Atualização: Quarta, 07 Fevereiro 2024 17:55

Belém (PA) - O Comando Militar do Norte (CMN) prestigiou a reinauguração da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gurjão, realizada nesta quarta-feira (31), no bairro da Cidade Velha, em Belém.

O CMN foi representado pelo Comandante Militar do Norte, Gen Ex Guilherme, que esteve acompanhado do Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMN, Gen Bda Nagy.

O General Hilário Maximiano Antunes Gurjão, que dá nome à Escola, marca a história do Exército Brasileiro, como o primeiro paraense a galgar o posto de General. O militar teve distinta atuação na Guerra do Paraguai, em 1869, e é reconhecido como herói da batalha pela ponte de Itororó.

Em seu discurso, o governador do Estado, Helder Barbalho, destacou a importância do militar, como forma de prestigiar o povo paraense. "Este é um momento de resgatar a história. Poder ter neste patrimônio educacional o resgate de alguém que lutou pelo Brasil e cerrou as fileiras do Exército, tendo sido o primeiro general paraense, é certamente motivo de oruglho. Que possamos sempre manter a história viva e preservar a memória, orgulhosos dos paraenses que lutam pela pátria", afirmou o governador, recebido com honras militares dadas pela Banda de Música do CMN.

A Escola General Gurjão incentiva os alunos a desenvolver atividades acadêmicas que valorizem a figura do herói paraense. Agora, no ambiente escolar reformado, será possível colocar em prática novas ações conjuntas. "Este é o início de muitas parcerias para este ano letivo com um dos nossos maiores parceiros, que é o Comando Militar do Norte", destacou a diretora da Escola, Georgina Brabo, que recebeu uma lembrança institucional do Gen Guilherme.

registrado em:
Fim do conteúdo da página