Projeto “Soldado-Cidadão” certifica 136 militares em 2023
Belém (PA) - O Comando Militar do Norte (CMN) realizou nesta sexta-feira (22) a entrega de certificados aos militares que concluíram os cursos do Projeto “Soldado-Cidadão”, em 2023. A cerimônia, realizada no Quartel-General Integrado (QGI), foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do CMN, Gen Bda Santana Netto.
A iniciativa visa capacitar jovens incorporados às fileiras do Exército Brasileiro, além de proporcionar qualificação social e profissional, para completar a formação cívico-cidadã e facilitar o ingresso no mercado de trabalho.
Neste ano, 136 militares da Guarnição de Belém concluíram os cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “Essa é uma parceria de sucesso. Temos 0% de evasão, não temos problemas de ordem disciplinar e o mais legal é ver o comprometimento dos jovens soldados que estão nos nossos cursos”, destacou o Gerente Executivo de Educação do SENAI-PA, Davis Siqueira.
Os soldados puderam se qualificar nos cursos de Padeiro, Confeiteiro e Operador de Áudio, além de Pedreiro de Alvenaria, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Mecânico de Ar Condicionado de Automóveis, Eletricista de Automóveis e Manutenção de Geradores. O Coordenador do Projeto “Soldado-Cidadão” do CMN, Cel R1 Gibson, avalia de forma positiva a capacitação ofertada em 2023. “Nesse ano, pós-pandemia e com as atividades voltando à normalidade, nós tivemos grande êxito. Ficou dentro da média de militares formados. É importante mantermos essa capacitação através das nossas parcerias com Sistema S”, afirmou.
Aos 20 anos, o Sd Wenzo Kauã foi um dos certificados no Curso de Operador de Áudio. Para ele, que já desenvolve atividades na área na Base de Administração e Apoio à 8ª Região Militar (Base Adm/Ap 8ª RM), a formação é uma chance de ter mais sucesso no mercado de trabalho. “É uma oportunidade tanto aqui dentro da Força quanto lá fora, de emprego. Muita gente não tem essa oportunidade. Me identifico com o trabalho, procuro investir e mais na frente quero comprar equipamentos para poder trabalhar”, contou.
Redes Sociais